Cientistas criam lente de contato que mostra imagens e textos

Cientistas criam lente de contato que mostra imagens e textos

Essas novas lentes são capazes de mostrar mensagens de textos e imagens "diretamente" nos olhos das pessoas.

Cientistas do Centro de Tecnologias de Microssistemas da Universidade Gent, na Bélgica, desenvolveram uma nova geração de lentes de contatos que prometem revolucionar a vida na Terra.

De acordo com os pesquisadores, essas novas lentes são capazes de mostrar mensagens de textos e imagens "diretamente" nos olhos das pessoas, tornando-as a última palavra em termos de tecnologia de realidade aumentada.

Para quem ainda não sabe, realidade aumentada (RA), é a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real; ou seja, é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real.

O sucesso dos cientistas belgas foi o de conseguir transformar uma tela de LCD transparente curva em lente de contato, capaz de projetar imagens e textos, através de uma conexão sem fio.

Apesar da proeza, o pesquisador chefe do projeto, Jelle De Smet, foi enfático ao dizer que as lentes nunca substituirão as telas de cinemas. Contudo, revelou que o feito poder ser, particularmente interessante, em aplicações específicas, como, por exemplo, para mostrar rotas viárias/direções a serem seguidas, ou projetar pequenas mensagens de textos de smartphones diretamente para os nossos olhos.

Contudo, as potencialidades das novas lentes são grandes. Seria possível, em tese, uma lente de contato totalmente revestida, funcionar como um óculos de sol contra os nocivos raios solares, se ajustando a intensidade luminosa.

Outra aplicação possível, seria no tratamento de lesões dos olhos, ajudando a controlar a luz transmitida para a retina, ou ainda serem usadas para ajustar a cor dos olhos das pessoas, em vez de lentes de contacto de comutação.

Apesar de promissora, a tecnologia terá ainda um bom tempo pela frente até estar totalmente madura (e segura) para os seres humanos.

Fonte: UOL