Veja dicas para a hora de escolher o melhor filtro para sua foto

Veja dicas para a hora de escolher o melhor filtro para sua foto

Quais são os tons que mais aparecem na foto? Quanta luz ela tem? Essas perguntas podem determinar sua escolha

Você acabou de fazer uma foto no celular e acha que ela precisa de algo a mais. No entanto, você não recorre ao Photoshop e, no atalho para uma edição rápida, procura um filtro. Nessa hora começa a testar a foto, que vai ganhando uma variedade de tonalidades a cada vez e, em vez de decidir, você está confuso. Não se preocupe, acontece - nem sempre a gente acerta o filtro.

Volte à foto original, é nela que você vai encontrar o que falta para editar sua imagem. Quais são os tons que mais aparecem na foto? Quanta luz ela tem? Essas perguntas podem determinar sua escolha por mais detalhamento nas cores e outra intensidade de luz. Além disso, em tempos de fotografia digital, os filtros em questão são efeitos de filtro, usados na etapa de pós-produção da imagem, por isso a importância de voltar à foto original.


Com que filtro eu vou? Veja dicas para a hora de escolher o melhor filtro para sua foto

Releitura1: X-Pro II do Instagram para foto P&B (Foto: Ticiana Porto)

Conhecido como o mais popular, o X-pro II tem uma gradação do azul ao amarelo, valorizando os tons de rosa; laranja e vermelho das imagens. Não é à toa que esse filtro é o mais aplicado nas fotos de pôr do sol. No entanto, se você quer fugir do seu uso comum, experimente aplicá-lo sobre uma foto em preto e branco e veja como ela ganha dramaticidade.


Com que filtro eu vou? Veja dicas para a hora de escolher o melhor filtro para sua foto

Releitura 2: Earlybird do Instagram para foto em tons neon (Foto: Ticiana Porto)

O Earlybird tem uma gradação que vai do marrom ao amarelo, transformando cliques atuais em fotos envelhecidas. Por outro lado, se a foto tem cores em tons neon, esse filtro vai modificar a intensidade da cor, mantendo a imagem moderna.


Com que filtro eu vou? Veja dicas para a hora de escolher o melhor filtro para sua foto

Releitura 3: filtro Rise do Instagram para pôr do sol (Foto: Ticiana Porto)

Já o Rise, tem uma gradação que vai do amarelo claro ao branco e faz a gente voltar aos álbuns de fotografia dos anos 70. Usado de outro modo, o Rise propõe uma nova leitura para fotos de pôr do sol.

Sobreposição de filtros

Trabalhar um filtro sobre o outro exige prática. Afinal, o cruzamento de cores é maior, assim como a diferença de uso da luz. A vantagem é que você vai ter um resultado de edição original.

Dentre os aplicativos de filtros, selecionei os que considero mais fáceis de operar: CrossProcess; ShakeltPhoto; Wood Camera; EasyLomo; qbro; Snapseed; Camera+; PhotoForge2; Filterstorm; PEStudio.

Falar de cada um seria um exercício exaustivo, uma vez que teríamos que testar muitas combinações. Veja como funcionam e escolha pelo menos dois.

Vamos começar com o qbro e, em seguida, trabalhar com o PEStudio.

Como os aplicativos mencionados acima, o qbro oferece a opção de carregar uma foto do seu álbum ? garantindo a liberdade para editar a mesma imagem novamente ? e trabalha com formato quadrado, usado no Instagram. Uma vez que a foto foi cortada, é possível visualizá-la em mais de cinquenta opções de finalização.

Escolhi uma uma opção priorizando a textura, mas não sinto que finalizei a edição ? ainda é preciso executar um balanço de cor. Assim, vou salvar esse resultado e aplicá-lo em outro filtro, priorizando a tonalidade.

O PEStudio oferece opções matizes e, nesse caso, posso atingir meu objetivo. Logo, vai ser a partir da imagem editada anteriormente que eu vou testar cruzamentos de cores.

Enfim, o resultado final a partir da sobreposição dos dois filtros:


Com que filtro eu vou? Veja dicas para a hora de escolher o melhor filtro para sua foto

Mirante Dona Marta: sobreposição de filtros dos aplicativos qbro e PEStudio (Foto: Ticiana Porto)


Com que filtro eu vou? Veja dicas para a hora de escolher o melhor filtro para sua foto

Mirante Dona Marta: filtro do aplicativo qbro (Foto: Ticiana Porto)

Assim, o filtro pode ser usado para diferentes fins e não existe filtro errado, mas aquele para o resultado que você busca. Em outras palavras, todo o processo vai partir de uma pergunta: qual a sua intenção na hora de editar a foto? Se o que você quer é algo diferente, esse é seu começo. Além disso, todo exercício é intuitivo, portanto, um caminho a seguir.

Veja mais fotos no Instagram @ticianaporto

Fonte: Tech Tudo