Como medir distância ideal da TV pelo tamanho da tela. Confira a relação!

Como medir distância ideal da TV pelo tamanho da tela. Confira a relação!

Você está pensando em comprar um TV nova? Já sabe qual o tamanho adequado para o lugar no qual a TV será instalada? Nem sempre a tela gigante, tipo cinema, é a melhor opção para o espaço que você tem em casa. O TechTudo preparou uma matéria especial com algumas dicas sobre tamanhos de TV e as distâncias recomendadas.

A relação distância x tamanho da TV é muito importante para evitar incômodos aos olhos do telespectador. Por exemplo, ao visualizar uma TV grande a uma distância pequena, é possível que o olho tenha que ficar se movimentando de um lado para o outro em busca do acompanhamento geral da imagem. Já se a TV, independente do seu tamanho, for observada de uma distância além da recomendada, haverá um esforço ocular exagerado, o que pode gerar dores de cabeça em algumas pessoas.

Para evitar esse tipo de problema, existem algumas recomendações com relação à distância da TV e seu tamanho. Primeiro, calcule a distância entre a TV e o sofá (ou cadeira, cama, bancada de cozinha). Em seguida, utilize uma das fórmulas abaixo para determinar o tamanho ideal da TV:

Resolução Padrão (480p) Distância da TV (em metros) x 12 = Tamanho ideal

Resolução HD (720p) Distância da TV (em metros) x 18 = Tamanho ideal

Resolução Full HD (1080p) Distância da TV (em metros) x 21 = Tamanho ideal

Por exemplo, se a medição entre a TV e o sofá é de 2 metros, multiplique este valor por 21 caso queira saber o tamanho ideal da tela para uma TV Full HD. Neste exemplo, o tamanho ideal é de 42 polegadas. Simples, não? Mas para facilitar ainda mais a sua vida, acompanhe o infográfico e a tabela abaixo.



Fonte: tech tudo