Veja dicas de como proteger sua imagem profissional no Face

Veja dicas de como proteger sua imagem profissional no Face

Dicas simples ajudam a usar a nova interface de perfil e evitar que recurso suje seu nome junto a clientes, chefes ou empregadores

Dicas simples ajudam a usar a nova interface de perfil e evitar que recurso suje seu nome junto a clientes, chefes ou empregadores.

A nova interface Timeline do Facebook ainda não está disponível para empresas e o site não anunciou planos de mover páginas para o layout, mas isso não quer dizer que a novidade não possa afetar você ou sua companhia.

A Timeline é um novo formato para o seu perfil no Facebook que organiza todas as suas atividades na rede social de forma cronológica, desde a sua mais recente atualização de status até o seu ?nascimento?. É uma ótima oportunidade para falar para as pessoas sobre você mesmo e seu histórico profissional. Confira abaixo algumas dicas rápidas para ter certeza de que ela trabalha a favor e não contra a sua carreira.

O primeiro passo (e o mais óbvio) quando começar a usar a Timeline é dar uma busca no seu histórico e certificar-se de não estar mostrando alguma coisa não profissional para potenciais colegas de trabalho, clientes, ou empregadores ? como fotos impróprias ou comentários privados. Você pode fazer isso manualmente ao fazer scroll pela sua Timeline, e editar ou remover suas mensagens de status ou eventos. Mas se estiver com pressa, tente usar o novo Activity Log (Registro de Atividades), que te dará uma visão rápida de todos os eventos na sua linha do tempo e permitir que você edite as configurações de privacidade dos eventos em vez de removê-los diretamente. Isso te permitirá manter uma galeria de fotos visível para seus colegas de faculdade, por exemplo, sem deixar seus colegas de trabalho verem.

Adicione seu histórico profissional

Mas a Timeline não é apenas algo do qual você precisa se proteger; é uma ótima maneira de permitir que as pessoas saibam sobre seus negócios/trabalhos e sua história. Ao adicionar eventos relacionados a sua empresa ou carreira na Timeline, você pode transformar sua página no Facebook em uma maneira atraente e interessante de compartilhar informações sobre sua companhia com clientes e colegas de trabalho.

Digamos, por exemplo, que você quer adicionar a história de fundação da sua empresa na Timeline. Comece fazendo scroll até esse ponto da história. Se você passar o mouse sobre a própria Timeline que corre no centro da página, verá um pequeno símbolo de ?+?. Clicar quando esse símbolo aparece trará um pequeno menu para adicionar um novo evento na linha do tempo. Selecione Life Event (Evento Cotidiano) e verá um novo menu que te permitirá adicionar Work & Education (Trabalho e educação) como seu tipo de evento. A partir daí, dê entrada nas informações necessárias, como a data exata do seu evento e o nome da empresa, e adicione qualquer outra informação opcional ou fotos que queira colocar no histórico.

Como a Timeline é tanto sobre seu passado quanto sobre o presente, ela pode atuar como uma ótima maneira para as pessoas em busca de emprego mostrarem seus históricos profissionais. Se você está buscando trabalho, pense na sua Timeline pública como seu novo currículo; tente incluir o máximo que puder sobre seu histórico de trabalho e educação juntamente com seus talentos e interesses e deixe-os todos visíveis para contatos profissionais, mesmo que eles não sejam seus amigos no Facebook, ao colocar as informações como públicas. Isso não é dizer que você não pode se divertir nunca na sua Timeline, mas apenas monitorar com cuidado suas configurações de privacidade.

Se você quer ter certeza que seus chefes, parceiros de negócios, ou potenciais clientes veem apenas o que você quer que eles vejam na sua Timeline, tenta o recurso View as (Ver como). Isso permite que você olhe para a sua linha do tempo a partir do ponto de vista de qualquer um dos seus amigos no Facebook para que você possa ver exatamente o que está visível ou não para eles.

Para acessar o Ver Como, clique no ícone de engrenagem próximo ao botão Registro de Atividades, e selecione Ver Como a partir do menu drop-down. Isso deve te levar para uma nova versão da sua Timeline com uma pequena mensagem e um campo de texto abaixo da página normal. Apenas digite o nome de qualquer amigo seu no Facebook para visualizar a Timeline pelos olhos (virtuais) deles.

Fonte: IDGNOW