WhatsApp: aprenda a silenciar grupos e impedir notificações

WhatsApp: aprenda a silenciar grupos e impedir notificações

você só terá acesso a novas mensagens daquele grupo abrindo o aplicativo e tocando sobre o grupo.

Quem não participa de grupos no WhatsApp? Este é um dos seus recursos mais populares e um dos fatores que mantém o app como um dos maiores sucessos no mercado de mensageiros instantâneos, apesar de toda a concorrência.

Porém, como o app permite a você pode criar grupos de até 50 pessoas ? seja para sua turma na faculdade, colegas de trabalho ou amigos ?, os grupos podem começar a atrapalhar sua vida e tirar sua concentração com tantas notificações pipocando na tela do seu celular. É por isso que existe a opção de colocar qualquer grupo em estado "mudo", impedindo que ele envie sons e notificações para o seu celular. Desta forma, você só terá acesso a novas mensagens daquele grupo abrindo o aplicativo e tocando sobre o grupo.

Hoje vamos aprender a silenciar um grupo do WhatsApp. Para isso, acompanhe nosso passo a passo abaixo e aprenda como fazer:

Passo 1: abra o WhatsApp

Inicie o aplicativo WhatsApp no seu dispositivo móvel a partir da tela inicial ou lista de aplicativos. Caso você ainda não tenha o WhatsApp instalado em seu smartphone, aprenda a instalá-lo, assim como outros aplicativos essenciais. Após a instalação, é necessário configurar seu perfil utilizando seu número de telefone. Para isso, na primeira utilização, o app exige que o número seja confirmado. Nesse momento, você deverá informar seu número de telefone e o WhatsApp enviará automaticamente um SMS para o dispositivo informado, de modo a verificar a autenticidade do número para evitar que outras pessoas o utilizem.

Com o WhatsApp instalado e configurado, vamos acessá-lo tocando em seu ícone (imagem).


Como silenciar grupos do WhatsApp e impedir sons e notificações?

Passo 2: acesse o menu do grupo

Agora que o WhatsApp está aberto, localize o grupo em sua lista de contatos e toque sobre ele. Em seguida, acesse o menu de opções do grupo.


Como silenciar grupos do WhatsApp e impedir sons e notificações?

Caso seu aparelho possua um botão físico de menu (como os modelos fabricados pela Samsung), você deverá utilizar este botão; caso seu smartphone possua botões virtuais, ou seja, os botões "Voltar" (seta), "Início" (casa) e "Aplicativos recentes" (dois retângulos) ? no caso do sistema Android ?, o menu de opções poderá ser acessado clicando no ícone de três quadrados empilhados verticalmente Tutorial Símbolo 1, na extremidade direita da barra de ferramentas. Feito isso, você terá acesso às opções de grupo. Toque sobre a opção "Silenciar" Tutorial Símbolo 2.

Passo 3: configurando o silenciamento do grupo

Você será levado para a tela onde poderá configurar as opções de silenciamento do grupo.


Como silenciar grupos do WhatsApp e impedir sons e notificações?

Nesta tela, você pode escolher o período em que o grupo não enviará mais notificações e/ou sons para o seu dispositivo. Infelizmente, não é possível aplicar o silenciamento por tempo indeterminado, então precisamos escolher entre 8 horas, 1 dia e 1 semana Tutorial Símbolo 1. Toque na opção desejada para selecionar.

Em seguida, temos uma caixa de seleção Tutorial Símbolo 2 que determina se este silenciamento também impedirá o envio de notíficações na central de notificações do seu smartphone. Caso deixe esta opção selecionada, o grupo apenas deixará de enviar sons, mas continuará enviando notificações. Para impedir o envio de notificações, a opção "Exibir notificações" deve estar desmarcada. Assim que ficar satisfeito com as configurações escolhidas, toque sobre o botão "OK" Tutorial Símbolo 3 para confirmar o silenciamento. Se quiser desfazer, toque sobre o botão "Cancelar".

Opcional: restaurando o som do grupo

Uma vez que o grupo esteja silenciado, ele aparecerá com um ícone de negação de som na lista de contatos do WhatsApp. Caso você mude de ideia e queira retornar a receber as notificações, é possível reverter o silenciamento.


Como silenciar grupos do WhatsApp e impedir sons e notificações?

Isso pode ser feito pelo mesmo caminho que fizemos para acessar o recurso de silenciamento no Passo 2: basta abrir o grupo através da lista de contatos, acessar o menu de opções do grupo Tutorial Símbolo 1 e tocar sobre a opção "Restaurar Som" Tutorial Símbolo 2. O WhatsApp retornará as notificações imediatamente, não sendo necessário configurar nenhuma opção adicional.

Tanto a opção "Silenciar" quanto a "Restaurar Som" valem somente para o seu dispositivo, não afetando as notificações dos outros participantes do grupo. Da mesma forma, nenhum contato é avisado quando você silenciar ou restaurar o som de um grupo que estiver presente, diferente do que acontece quando alteramos o assunto ou foto do grupo.

Fonte: Denison Duarte