Como usar criptografia e salvar seus dados de hackers

Salve seus dados de hackers com criptografia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O crescente uso da Internet nos últimos anos e a recente onda de roubo de fotos íntimas de famosos faz com que as atenções sejam voltadas para a proteção de dados. Um exemplo disso é a Lei Carolina Dieckmann, inédita, por fazer referência a crimes virtuais. A criptografia, código capaz de fornecer ou recusar o acesso a dados, é um dos meios mais seguros e comuns para resguardar redes e arquivos contra invasores.

Em entrevista ao TechTudo, Raphael Machado, o pesquisador do Inmetro e Coordenador Acadêmico da Clavis Segurança da Informação, explicou como usar a criptografia para reduzir as chances de roubo de dados por parte de hackers. ?Quanto mais sensível for as informações, maior deverá ser o nível de proteção. Outra dica que costumo dar é ser gentil ao terminar relacionamentos?, diz o especialista.

Proteja as redes WiFi

Uma das principais formas de prevenção contra invasão de redes wireless é utilizar os protocolos criptográficos de proteção. A dica do especialista é dar preferência aos roteadores que são compatíveis com os tipos de segurança WPA e WPA-2. Esses protocolos são os mais seguros para a proteção das redes Wireless.

O uso deste tipo de codificação pode parecer comum, mas uma recente pesquisa mostrou que não é bem assim. O War Driving Day, promovido pelo TI Rio (Sindicato das Empresas de Informática do Rio) em parceria com a Clavis Segurança da Informação, percorreu em novembro do ano passado a Avenida Rio Branco ? centro financeiro do Rio de Janeiro ? para testar a segurança das redes WiFi. O resultado é assutador. Mais de 40% das quase 6 mil redes encontradas são abertas, ou seja, não possui qualquer tipo de proteção, estando sujeitas a invasão.

Proteja os dados dos dispositivos móveis

Smartphones e tablets são responsáveis por guardar, de fotos pessoais a informações confidenciais de trabalho. Uma das formas de se proteger é bloquear o dispositivo móvel com uma senha segura. ?Hoje há aplicativos que auxiliam na proteção, utilizando reconhecimento facial para desbloquear o aparelho?, explica Machado.

Outro ponto importante deixado de lado quando assunto é segurança são pendrives e cartões de memória. Responsáveis pelo armazenamento de informações, basta plugar os dispositivos em um computador para ter acesso aos arquivos. Softwares como o TrueCrypt auxiliam na proteção das informações. Esses programas criptografam os dados impedindo-os de serem visualizados por quem não tem permissão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES