Como usar o Chrome Remote Desktop e ter acesso ao seu PC via navegador

Tenha acesso remoto a outro computador via extensão do Chrome

O acesso remoto é uma prática recorrente do suporte técnico de PCs, já que seu uso facilita que um especialista opere a máquina do usuário à distância. No entanto, o recurso também pode ser muito útil para quem tem mais de um computador e, com frequência, acessa ambos em busca de arquivos. No Chrome, o Google tornou essa tarefa rápida e prática com a extensão Chrome Remote Desktop.

As principais vantagens do Chrome Remote Desktop frente a seus concorrentes são a facilidade de configuração e operação, suporte multiplataforma (Windows, Mac e Chrome OS) e, principalmente, a desobrigação de instalar outro programa ? como o Chrome é o navegador mais popular no mundo, há grandes chances de ele já estar instalado na máquina.

Acessando computador próprio

O benefício de usar o Chrome Remote Desktop em várias máquinas é a facilidade de acessar conteúdo espalhado em HDs logados com sua conta. Isso significa que, uma vez que o usuário adquira um PC novo, basta baixar a extensão e logar para colocá-lo na sua ?rede? pessoal. Veja como fazer.

Passo 1. Instale a extensão Chrome Remote Desktop nos seus computadores com Google Chrome ;

Passo 2. No Chrome, abra a grade de aplicativos por meio do botão na barra de favoritos. Em seguida, clique no ícone do Chrome Remote Access;

Passo 3. Clique em ?Ativar conexões remotas? e conceda permissão para que a extensão possa acessar seu PC, ou seja, para que a extensão extrapole o navegador e possa operar em todo o computador;

Em seguida, defina um PIN de seis dígitos para proteger o computador contra o acesso de pessoas não autorizadas (só poderão ser acessados os PCs logados com sua conta e inserindo o PIN);

Repita os passos 2 e 3 em todos os seus computadores que deseja incluir na rede de acesso remoto.

Passo 4. Em um dos computadores, o principal, acesse o Chrome Remote Desktop e escolha na lista uma máquina secundária para controlar. Insira o PIN para iniciar o acesso remoto ? nessa janela, é possível eliminar a exigência do PIN nos próximos acessos, porém não é uma medida segura.

Concedendo acesso a terceiros

Para obter suporte técnico ou outro tipo de auxílio de terceiros, também é possível usar o Chrome Remote Desktop, porém as duas máquinas conectadas não precisam estar conectadas na mesma conta do Google nem saber o PIN único de cada.

Passo 1. Acesse o Chrome Remote Desktop e clique em ?Primeiros passos? na seção ?Assistência remota? (somente necessário da primeira vez);

Passo 2. Clique em ?Compartilhar?;

Passo 3. Forneça o código que aparece na tela para a pessoa que irá acessar sua máquina. Lembre-se que o código é destinado unicamente ao acesso em andamento. Portanto, se um dos lados tiver problemas ou cancelar a conexão, será necessário gerar uma nova sequência de números.

Acessando computador de terceiros

Do mesmo modo, há como obter acesso a PCs de outras pessoas que têm o Chrome Remote Desktop instalado seguindo o passo a passo abaixo.

Passo 1. Abra o Chrome Remote Desktop e clique em ?Primeiros passos? na seção ?Assistência remota? (somente necessário da primeira vez);

Passo 2. Clique em ?Acessar?;

Passo 3. Digite no campo o código fornecido pelo usuário cuja máquina irá acessar;

Passo 4. O controle da máquina inicia em poucos segundos e pode ser interrompido a qualquer momento por quem controla o PC ou pelo dono do computador.

Pronto! Agora já sabe como configurar o acesso remoto via Chrome no PC. Por enquanto, o recurso ainda está em fase beta, mas funciona bem. Enquanto isso, o Google também testa a funcionalidade para Android, de modo que, em breve, usuários do robô poderão acessar seus computadores por meio de um app no smartphone ou tablet.

Fonte: Tech Tudo