Companhia HP registra a patente de suposta "tela transparente"

Companhia HP registra a patente de suposta "tela transparente"

O documento descreve a tela como capaz de exibir informações geradas por um sistema de computador e, também, qualquer coisa que esteja por trás dela

A HP conseguiu a patente para telas transparentes. A companhia trabalha na tecnologia há algum tempo e, com a patente liberada, o sinal fica aberto para que ela seja, enfim, trazida ao mercado. O documento descreve a tela como capaz de exibir informações geradas por um sistema de computador e, também, qualquer coisa que esteja por trás da tela.

Entre as possíveis aplicações da tecnologia, está o uso em automóveis. Sistemas de navegação por GPS poderiam ter algumas informações exibidas no para-brisa do automóvel, por exemplo. Ou mesmo dados relevantes do comportamento do veículo, como velocidade, autonomia, limite de velocidade e etc.

Outra aplicação que pode render dividendos é a publicidade. Outdoors eletrônicos poderiam ser montados em vitrines e janelas de lojas e centros comerciais. Os consumidores seriam capazes de enxergar os anúncios e os produtos expostos, tudo ao mesmo tempo, com uma informação complementando a outra. Outras perspectivas de uso da tecnologia apontam para interessantes desdobramentos em projetos de realidade aumentada.

O funcionamento da tela transparente é simples. O documento de patente obtido pela HP descreve uma tela translucida que permite que o usuário enxergue o que está por trás do display. Na porção frontal da tela, barras posicionadas nas extremidades são responsáveis pela projeção das imagens na tela. O sistema lembra o funcionamento dos tele-prompters pelas redes de TV, a grande diferença é que a HP pensou numa tecnologia capaz de exibir imagens, cores, brilho e opacidade, ao passo que os tele-prompters funcionam bem apenas com texto.

Fonte: Tech Tudo