Comprar o telefone e instalar sistema depois?Microsoft já cogitou essa ideia

Windows Phone 8, cujo carro-chefe é o Lumia 1020, poderia ser instalado em qualquer aparelho Android caso plano da Microsoft fosse para frente

A liberdade de poder comprar um bom celular e escolher o sistema operacional que preferir: isso passou pela cabeça de executivos da Microsoft. Segundo informações obtidas pelo site Neowin, a intenção seria dar ao usuário a opção de instalar Android ou Windows Phone no aparelho adquirido, não importando a fabricante ? desde que não seja, é claro, Apple ou BlackBerry.


Comprar o telefone e instalar o sistema depois? Microsoft cogitou ideia

Um parceiro da Microsoft teria dito que a empresa considerou a ideia "inovadora" para tentar popularizar seu sistema operacional móvel. Assim, seria mais fácil usá-lo em diversos tipos de aparelhos, e não somente aos Nokia ou Samsung vendidos atualmente.

Apesar do projeto parecer estranho do ponto de partida lógico, a ideia só não teria saído do papel por motivos operacionais. Isso porque o Windows Phone ainda não oferece os suportes adequados de drives para celulares mais avançados, em comparação com o Android.

Informações vazadas pela fonte apontam que seria bem difícil gerir uma rede de parceiros industriais, que aceitassem fabricar aparelhos compatíveis com ambos os sistemas. Os problemas seriam muitos e os riscos grandes demais, afetando até estratégias de marketing de operadores de telefonia e programas de parceria entre companhias do ramo.

Os dados podem ser verdadeiros se considerarmos que houve um rumor parecido divulgado pelo Bloomberg, há alguns meses, envolvendo a Microsoft. A proposta da empresa seria um acordo para a HTC oferecer aos seus clientes a opção de instalar Windows Phone em seus aparelhos, como forma de popularizar a plataforma.

Com a finalização da aquisição da Nokia, porém, deverá ser ainda mais difícil que outros fabricantes de smartphones queiram aderir a uma ideia como essa. Com isso, é realmente difícil que seja levada em frente.

Fonte: Tech Tudo