Conceito de laptop armazena energia enquanto você digita

Conceito de laptop armazena energia enquanto você digita

O conversor que pretende-se incluir em PCs é composto por um revestimento de película piezoelétrica.

Usualmente, quando comenta-se sobre dispositivos recarregáveis, pensa-se na interação entre eles e algum tipo de gerador externo, seja ele a luz solar ou qualquer outra fonte. Há, entretanto, um pequeno contratempo nessa integração, dependendo do tipo de gadget: como reabastecê-lo de forma prática e ótima, como, por exemplo, no caso de notebooks e netbooks, sem precisar levá-los para aquele (nada agradável ao computador) banho de Sol? Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores da universidade australiana RMIT desenvolveu uma forma de converter energia mecânica em energia elétrica para o abastecimento da máquina.

O conversor que pretende-se incluir em PCs é composto por um revestimento de película piezoelétrica, responsável pela transformação de energia mecânica (movimentos de digitação) em elétrica. Essa tecnologia, apesar de soar nova, já é utilizada para gerar acendimento em isqueiros elétricos e poderá ser implementada em outros usos.Como por exemplo, em tênis, que durante uma corrida, gerarão e armazenarão energia que será utilizada em seu iPod durante sua atividade física, ou convertendo as pulsões sanguíneas em energia, por meio de um marca passo específico à essa finalidade. E ainda em acessórios wireless de computador, como teclado e mouse, operando de forma equivalente à vista na proposta dos membros da RMIT, dispensando o uso de pilhas.

Obviamente, por ainda ser uma proposta conceito, esse conversor ainda não está disponível, mesmo em usos restritos, como militares e afins; e ainda há muito a ser considerado e otimizado em relação a sua eficiência e custos. Esse tipo de proposta, contudo, é sempre muito bem-vinda, não só a usuários de PCs e demais utensílios, mas também ao planeta, graças a seu caráter eco amigável.

Fonte: www.techtudo.com.br