Confira algumas dicas para proteger a sua conta na rede social Facebook

Facebook é um dos alvo preferidos dos cibercriminosos

Ter a senha do Facebook roubada, adulterada é, hoje em dia, tão prejudicial quanto o cartão do banco. Fotos antigas, das férias, da namorada (o), os vídeos mais engraçados, a lista de contatos profissionais, enfim, tudo está lá no perfil. E proteger estes ""dados"" é fundamental. Você sabe como evitar os ataques dos hackers?. Listamos algumas dicas que servem para quem usa o Facebook no desktop, tablet ou celular.

1. Bloquear o dispositivo

Esta é a sua primeira linha de defesa se o telefone celular for perdido ou roubado. Você deve sempre ter uma senha ou padrão em seu telefone - não só para proteger a sua conta do Facebook, mas para outras informações confidenciais, também. Pense nos e-mails de trabalho, documentos importantes, informações bancárias e muito mais você está deixando exposto. Se você tem um iPhone e já está bloqueado, mas você gostaria de ir um passo adiante, coloque uma senha forte no seu telefone. Olhe em Configurações Gerais> Bloqueio por Código. Desative a opção Código Simples (o que limita a quatro dígitos) e crie um código mais longo. Você também pode configurar o telefone para apagar seus dados após uma série de tentativas frustradas de quebrar o código.

2. Use uma senha diferente para e-mail e contas do Facebook

Três quartos dos usuários da Internet selecionar uma única senha para todas os seus logins e os códigos mais comuns são muitas vezes o mais óbvio ("123456" e "password" são os favoritos). Mais alguns algarismos, letras ou símbolos podem drasticamente aumentar o tempo que leva para quebrar a senha . Aproveite o tempo para inventar várias senhas para suas contas, especialmente para o Facebook, que abriga toneladas de informações pessoais.

3. Certifique-se de que Navegação Segura está ativa

O Facebook oferece uma opção de navegação segura desde 2011. Sem uma conexão HTTP seguro (HTTPS), seus dados são abertos a ataques furtivos a qualquer momento que você usar Wi-Fi (ou seja, num shopping ou hotel). Há uma desvantagem: a criptografia HTTPS pode retardar a sua experiência no Facebook. Esta é uma queixa comum para quem acessa a rede pelo celular. Evite ficar desprotegido utilizando wi-fi, use o serviço de 3G/4G do seu provedor para evitar possíveis violações.

4. Habilitar notificações de login e aprovações

Para garantir que a sua conta seja acessado quando e onde você determinar, ative esse recurso. O Facebook irá enviar-lhe uma notificação cada vez que sua conta for acessada a partir de um novo local (você terá que fornecer um número de celular para textos, se você ainda não tem). Depois de atribuir nomes a seus dispositivos mais usados, você receberá um aviso se alguém entrar em sua conta em um computador desconhecido, celular ou tablet. E se alguém viola a sua conta, você receberá instruções sobre como reconfigurar sua senha e proteger sua conta. Semelhante a verificação em duas etapas, aprovações de login irá pedir um código especial toda vez que você tentar acessar sua conta a partir de um novo dispositivo.

5. Use "contatos confiáveis"

Esta recente inovação do Facebook pede para você selecionar um pequeno grupo de amigos confiáveis. No caso de você não conseguir acessar a sua conta, e até mesmo questões de segurança não estão ajudando, o Facebook irá enviar códigos diferentes para esses amigos. Quando você colocá-los juntos, você pode voltar. Isso significa que você deve selecionar os amigos que você sabe que você pode entrar em contato rapidamente. Esta opção é trabalhosa para você e para os outros, mas é uma boa saída caso a sua conta tenha sido comprometida.

Fonte: Terra