Conheça o controle remoto comandado pela ponta dos dedos

Conheça o controle remoto comandado pela ponta dos dedos

O Digits poderá ser utilizado para controlar diferentes tipos de aparelhos, desde televisões e jogos de videogames até dispositivos móveis

Criado por pesquisadores da Universidade de Newcastle, do Microsoft Research Cambridge, ambos na Inglaterra, e da Greece"s Foundation for Research & Technology, um sensor que controla os movimentos da mão em 3D promete aposentar o controle remoto e os consoles de videogame. O produto, ainda um protótipo, permite comandar remotamente, através dos movimentos dos dedos, desde a televisão até o celular que está no bolso - sem tirá-lo dali.

Apresentado em feiras e simpósios de tecnologia pela primeira vez no segundo semestre deste ano, o protótipo, chamado de Digits, é o primeiro a permitir interações 3D sem a necessidade de estar conectado a um hardware externo. O seu caráter 100% móvel só foi obtido através de um sistema leve, que consome pouca energia, tem tamanho e forma similar ao de um relógio de pulso e compreende o funcionamento da mão humana, através do mapeamento dos movimentos dos dedos. Inicialmente, o projeto utilizou uma câmera com gerador de linha de laser infravermelhos, que foram rapidamente acompanhados de outras tecnologias. Atualmente, o protótipo também conta com um iluminador infravermelho difuso.

Sem previsão de lançamento comercial, o Digits poderá ser utilizado para controlar diferentes tipos de aparelhos, desde televisões e jogos de videogames até dispositivos móveis. Um dos entraves que ainda devem ser superados é a incompatibilidade de eletrodomésticos e gadgets com a tecnologia 3D.

Fonte: Terra