Consumidor tem direito a reparação, diz Procon sobre falha do Windows

Órgão notificou Microsoft por problema em update que travava computador.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Procon-SP notificou a Microsoft nesta quinta-feira (11) para esclarecer as falhas na atualização do Windows 7, disponibilizada na terça, informou nesta sexta-feira (12) o órgão de defesa do consumidor.

?Se ficarem comprovadas irregularidades, a empresa poderá ser penalizada nos termos do Código de Defesa do Consumidor?, escreve o Procon.

Segundo o órgão, consumidores que tiveram algum dano econômico tem direito a reparação da Microsoft. Se isso não ocorrer, podem acionar a empresa na Justiça.

A instalação do update forçava o reinício automático do computador após informar que o sistema precisava de reparos. Depois de ligado, o computador voltava a ser reiniciado. Isso impedia os usuários de iniciarem o sistema normalmente. Algumas sugestões para solucionar o problema foram feitas pelos próprios usuários.

Segundo o Procon, a companhia terá que explicar o que causou o erro e a quais riscos expôs os aparelhos dos usuários.

Terá ainda que informar uma descrição dos softwares afetados (origem, modelo, lote, período inicial e final de fabricação) pela falha e detalhar quais foram os procedimentos adotados junto aos consumidores parar amenizar o impacto do problema.

Três dias após liberar o update e as primeiras falhas começarem, a Microsoft divulgou nesta sexta-feira (12) uma orientação aos consumidores.

A empresa sugeriu a desinstalação do "update de segurança 2823324", que está dentro da atualização KB2839011, responsável pelo travamento "quando colocada lado a lado com certos softwares de terceiros".

A Microsoft também terá de informar quais foram os canais de comunicação disponibilizados para prestar auxílio e receber reclamações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES