Dependência de tecnologia: a linha tênue entre o uso normal e o patológico

Pesquisa realizada pela Universidade Maryland, dos Estados Unidos, revelou que a dependência em tecnologia é semelhante à do uso de drogas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa realizada pela Universidade Maryland, dos Estados Unidos, revelou que a dependência em tecnologia é semelhante à do uso de drogas. Ao analisar mil jovens de 17 a 23 anos, concluiu-se que 79% deles apresentam desconforto, confusão mental, isolamento, e até coceira, quando submetidos à restrição de eletrônicos. O tema merece devida atenção, pois crescem em todo o mundo os casos de nomofobia – desconforto e angústia causados pela incapacidade de comunicação por meio de aparelhos celulares e computadores.

Anna Lucia Spear King, psicóloga, coordenadora do Grupo Delete (Desintoxicação Digital e Uso Consciente de Tecnologias) do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autora do livro Nomofobia, lançado em março deste ano, pela editora Atheneu, explica que os sinais de vício são nítidos quando começam a prejudicar a vida profissional, social e familiar do indivíduo.

“Ele não sai de casa, não faz as refeições com a família, ignora o mundo físico ao seu redor e não pratica atividade física. Pode, ainda, haver comprometimentos físicos, como problemas na coluna, na visão e nas articulações”, lista a psicóloga. Além destes, outros sintomas que se manifestam com frequência são a preocupação excessiva com a internet, necessidade de aumentar o tempo on-line e desequilíbrio emocional após período desconectado.

O uso excessivo da tecnologia pode ser influenciado por fatores ambientais e genéticos que alteram o comportamento do paciente. A busca por esses aspectos pode auxiliar na compreensão do vício, bem como no tratamento e na prevenção. No Grupo Delete, King informa que recebe um número consistente de pessoas com transtornos sociais e de ansiedade e observou-se a relação com o excesso de utilização de computadores. “Logo após o início da terapia, já é relatado uma melhora significativa quanto à dependência”, destaca.

Como forma mais recorrente de tratamento, aplica-se terapia cognitiva comportamental e, a depender dos transtornos originais, como depressão e ansiedade, acompanhamento psiquiátrico e medicamentoso são prescritos.

Qualquer pessoa pode ter nomofobia

Independentemente da idade e do sexo, qualquer um está sujeito ao desenvolvimento da nomofobia – o limite entre o uso normal e o abusivo é tênue. Os interesses variam: “as mulheres, as quais mais sofrem com depressão, frequentam mais as redes sociais; os jovens se interessam por games, sobretudo o RPG; já os homens preferem jogos on-line e sites pornográficos”, relata a psicóloga.

Anna Lucia Spear King relata que recebe muitos pacientes dependentes em jogos eletrônicos usuários de aparelhos celulares indevidamente, como, por exemplo, ao dirigir.

“Deixamos claro como diferenciar esses padrões e nos disponibilizamos para eventuais atendimentos. Contamos com equipe preparada para avaliações e orientações quanto ao bom uso das novas tecnologias. Quando pertinente, oferecemos tratamento psicológico e médico gratuitamente”, esclarece.

O uso consciente é primordial, por isso quando extrapolado deve ser identificado e encaminhado para avaliação e tratamento. Atualmente, em um universo multitelas, não só o indivíduo, mas também colegas e familiares devem se atentar quando a tecnologia passa a interferir negativamente nas relações intersociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES