Desenvolvedor diz que Google Chrome pode "ouvir" suas conversas; entenda

Reconhecimento de voz pode ouvir conversas no Chrome

O Google Chrome possui um sistema de reconhecimento de voz que não só reconhece os comandos dos usuários como também pode acabar escutando tudo o que as pessoas dizem sem que elas notem. A descoberta foi feita por um desenvolvedor que optou por divulgá-la para alertar usuários.

Segundo Tal Ater, uma brecha no Chrome pode permitir que outros desenvolvedores mal-intencionados se aproveitem do sistema de reconhecimento de voz para que consigam ?ouvir? informações das pessoas que estão falando próximas ao computador. O vídeo sobre a falha já tem mais de 12 mil visualizações no YouTube.

Primeiro, é preciso autorizar o site em questão a usar o reconhecimento de voz. Depois disso, a página poderá abrir uma janela separada com um intuito de ?espionar? o usuário, que pode acabar sequer percebendo esta atividade. Afinal, as janelas podem aparecer, e ir para trás de outra que já estava aberta, de maneira muito rápida.

Com a nova janela do Chrome aberta e passando despercebida, o navegador ainda continuará ?ouvindo? o som do ambiente. O que acontece é que quando os usuários dão permissão para o browser acessar o microfone, ela não fica restrita à somente aquela aba onde a autorização foi concedida.

Google diminui importância do bug

O primeiro relato foi feito ao Google em setembro, disse o desenvolvedor. Engenheiros da empresa já desenvolveram uma correção, mas ela ainda não foi disponibilizada para os usuários. Um representante do Google confirmou que, apesar das reclamações, não vê esta falha como uma ameaça no momento.

?Nós investigamos o caso e acreditamos que não há ameaça imediata, até porque um usuário precisa primeiro autorizar o reconhecimento de voz para cada site que o pedir. Esta característica está de acordo com o padrão W3C atual, mas nós continuaremos trabalhando em melhorias?, disse.

Fonte: Tech Tudo