Samsung Galaxy S5: sensores de toque por todos os lados; confira

Samsung Galaxy S5: sensores de toque por todos os lados; confira

Após remover a tampa e cobertura traseira, a Chipworks encontrou muitos chips da Qualcomm, incluindo o processador Snapdragon 801.

No próximo dia 11, o Galaxy S5 chega às lojas de todo o mundo, mas a Chipworks já colocou as mãos em um deles para desmontá-lo. Assim como a gente, eles ficaram curiosos para saber mais sobre o leitor de impressões digitais e monitor de batimentos cardíacos. Vamos ver o que há por dentro dele.

Após remover a tampa e cobertura traseira, a Chipworks encontrou muitos chips da Qualcomm, incluindo o processador Snapdragon 801. No total, são 23 chips; é comum haver muitos deles em smartphones, mas ainda assim é impressionante o que alguns pedaços de silício conseguem fazer numa pequena placa de circuito ? há aqui o processador de voz, sensores de movimento, transmissor MHL e muito mais.

E então temos a câmera. Até então, a linha Galaxy usava sensores da Sony, mas dessa vez temos aqui a tecnologia ISOCELL da própria Samsung. Anunciada em setembro, ela promete captura de luz 30% maior em cada pixel, e redução de 30% no crosstalk (interferência que um pixel causa nos pixels adjacentes). A câmera tem 16 megapixels e sensor de 1/2.6″.

Abaixo da câmera, temos o primeiro monitor dedicado de batimentos cardíacos, ou biossensor. Ele funciona iluminando seu dedo com luz vermelha/infravermelha, e monitorando a mudança na reflexão da luz à medida que o sangue pulsa. Há um chip dedicado para esse recurso, que fica no outro lado da placa-mãe.

E por fim, o leitor de impressão digital. Curiosamente, ele não lê seus dedos apenas com o botão Home: o sensor é incorporado também à touchscreen, e ambos são usados para identificar você. Há um módulo Chip-on-Flex que escaneia as espirais e arcos da impressão digital. Ele foi criado pela Synaptics, que comprou em novembro uma empresa de sensores.

Entre as novidades do Galaxy S5, temos ainda a tela levemente maior e com cores mais vivas; tecnologia MIMO para acelerar a conexão Wi-Fi usando várias antenas; mais a entrada USB 3.0 e a resistência IP67 a água e poeira.

O Galaxy S5 chega ao Brasil na sexta-feira da semana que vem por R$ 2.599; algumas operadoras, como a Claro, já iniciaram a pré-venda.


Desmonte do Samsung Galaxy S5: sensores de toque por todos os lados

Desmonte do Samsung Galaxy S5: sensores de toque por todos os lados

Fonte: UOL