Em 5 anos controlaremos objetos com o cérebro, afirma empresa

Para conseguir fazer nossa mente controlar a realidade, teremos que utilizar um aparelho equipados com sensores.

Através de uma interface simples entre o cérebro e uma máquina (BMI), será possível detectar diferentes tipos de ondas cerebrais e o computador responderá da devida maneira. Essa é a resposta da IBM para entendermos como serão os computadores no futuro.



Para conseguir fazer nossa mente controlar a realidade, teremos que utilizar um aparelho parecido com o EPOC neuroheadset, equipados com sensores para ler os sinais elétricos cerebrais.

Não se pode dizer que seja algo exatamente novo, mas ainda não tinha sido apresentado nessas proporções. Algumas versões mais simples já existem em produtos como o Force Trainer Star Wars, que utiliza um headset baseado em eletroencefalografia.

O que a empresa pretende com a tecnologia, é tornar-se referência quanto à proposta de utilização, preparando para que coisas mais cotidianas possam ser feitas por todas as pessoas. A IBM está trabalhando para que o cérebro possa ser a interação com aparelhos como telefones e computadores, e a mecânica chega a dispensar explicações: ?Basta pensar, e acontece?.

Será um passo interessante caso essa afirmação da empresa seja concretizada, visto que hoje falamos frequentemente em sensores de movimento e utilizações secundárias para o Kinect. Esse projeto faz parte do ?5 in 5? da IBM, que listou os estudos que serão possíveis de executar nos próximos cinco anos.

Fonte: Uol-idgnow