Empresa cria sistema para usar celular em compras via Internet

Tecnologia permite associar número de telefone a um cartão de crédito.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A EvoluCard, desenvolvedora de soluções para pagamento online, anunciou o lançamento de uma ferramenta para aumentar a segurança do uso do celular como meio de certificação em compras na web. A nova forma de pagamento, diz a empresa, funciona com qualquer aparelho ou operadora. A companhia recebeu mais de R$ 1 milhão em investimentos para iniciar a operação no mercado.

De acordo com Jean Luc Senac, diretor da empresa, a ideia é possibilitar às lojas virtuais oferecerem uma forma "altamente segura" para os clientes efetivarem a compra. ?Para comprar via internet você não tem senha nenhuma, qualquer pessoa pode pegar os dados do seu cartão de crédito, usando um vírus em seu computador ou um site fraudulento, e ter uma transação aprovada. Então resolvemos fazer algo que trouxesse maior segurança no momento da compra, em um sistema parecido com internet banking, atrelando token, número de celular e senha para efetuar as transações, sem a necessidade de digitar o cartão de crédito?, afirma.

O sistema funciona da seguinte forma: o usuário cria uma conta na Evolucard e vincula o cartão de crédito ao número de celular. Sempre que for efetuar uma compra, insere apenas o número do telefone. Feito isso, recebe um SMS com um token de quatro números, que deverá ser combinado com uma senha de compra, também de quatro dígitos, definida pelo internauta no momento do cadastro, para efetivar a compra.

Além disso, o SMS que o consumidor receberá também informa a loja, o valor e a quantidade de parcelas da compra. Isso evita que o usuário caia em golpes de sites fraudulentos, no qual ele efetua a compra, acreditando que está adquirindo um produto, enquanto na verdade passa os dados para um criminoso.

De acordo com a Evolucard, o sistema é até 60% mais veloz do que o processo convencional, em que é preciso digitar uma série de informações.

A companhia afirma que a tecnologia esteve em desenvolvimento durante dois anos. Os profissionais que a fundaram trabalham há nove anos com meios de pagamento, sendo quatro anos com uso de cartão de crédito na internet.

Segurança

Mas seria simples ter um número de celular e vincular a qualquer cartão de crédito, certo? Ao se cadastrar e associar o cartão ao celular, o usuário terá um valor aleatório entre 1 centavo e 5 reais debitados na fatura, e ao ser descriminado esse valor, o cliente deverá entrar no site do EvoluCard e informar o montante para então validar o cadastro. Após o desbloqueio, o valor será depositado na conta corrente do usuário.

Inicialmente, o EvoluCard já aceita a vinculação com as seguintes bandeiras de cartão de crédito: Visa, MasterCard, Amex, Elo e Diners Club. A utilização é gratuita para os consumidores.

Expectativas

Para passar a integrar as lojas virtuais, a empresa afirma estar negociando parcerias com as principais plataformas de e-commerce brasileiro. A meta é que até o final de 2012 mais de duas mil lojas virtuais ofereçam o Evolucard como forma de pagamento para os e-consumidores. Em 2015, a companhia almeja 22% de participação nesse mercado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES