Empresa de automação do Google abre as portas para apps de terceiros

Nest irá permitir que empresas desenvolvam aplicativos para seus produtos

A Nest, braço do Google que fabrica termostatos inteligentes e outros produtos de automação domiciliar, irá permitir que outras empresas criem aplicativos que se comuniquem com seus dispositivos.

A iniciativa marca a primeira permissão da Nest para que companhias de terceiros acessem seus aparelhos, potencialmente abrindo as portas para a rica variedade de aplicativos e serviços que tornaram os smartphones populares.

De acordo com a Nest, mais de 5 mil desenvolvedores já manifestaram interesse em desenvolver apps para seus produtos. A empresa afirmou que já está trabalhando com a fabricante de máquinas de lavar roupa Whirlpool e a Chamberlain, de portões automáticos para garagem.

Fechar a porta da garagem, por exemplo, pode alertar o termostato da Nest que o usuário está longe de casa, acionando o desligamento do aquecimento. Já as lâmpadas de LED da Lifx podem ser ajustadas para piscar em vermelho caso um detector da Nest identifique fumaça na casa.

O Google adquiriu a Nest por US$ 3,2 bilhões em janeiro, em uma aquisição que ressaltou os esforços da gigante de internet em estender seu alcance a um amplo campo de dispositivos conectados à web.

Fonte: G1