Empresa IDC reduz projeção de venda de computadores em 2012

Após obter fraco desempenho nos primeiros seis meses do ano, consultoria espera que mercado cresça apenas 0,9% em 2012

O crescimento do mercado de PCs deverá ser mais lento do que no ano passado, prevê a IDC. Depois de seis meses de embarque desacelerado, afetado especialmente pelas fracas condições econômicas, muitos consumidores também adiaram as compras de computadores aguardando a chegada do Windows 8 e partiram para a aquisição de tablets e smartphones, disse a consultoria.


Empresa IDC reduz projeção de venda de computadores em 2012

De acordo com a IDC, o mercado de PCs deve crescer apenas 0,9% este ano, abaixo dos 1,7% do ano passado. Em junho, a estimativa divulgada já havia diminuído para expansão de 4,2%.

As vendas globais para este ano deverão totalizar 367 milhões de equipamentos, o que representa crescimento de 1% comparado a 2011, marcando o segundo ano consecutivo de expansão abaixo de 2%. "As atualizações de produtos no final deste ano deverão retomar o crescimento da comercialização de PCs, mas será um ambiente mais competitivo", afirma a IDC.

A desaceleração da economia na região da Ásia-Pacífico tem reduzido o impacto na expansão de mercados emergentes, enquanto em mercados mais maduros, como nos Estados Unidos, têm registrado queda no volume de vendas. A estimativa é de que sejam comprados 213,9 milhões de PCs em mercados emergentes e 153,3 milhões, em mercados maduros.

De 2013 a 2016, a consultoria espera crescimento de 7,1% nas vendas, queda de 8,4% na taxa composta de crescimento prevista anteriormente para o período de 2012 a 2016.

Fonte: Uol-idgnow