Entenda o motivo para os seus seis amigos aparecerem no perfil do Face

O motivo é um algorítimo chamado EdgeRank usado pela rede social, que mede a afinidade, o peso e o tempo de vida das interações entre os usuários

Os seis contatos que aparecem no feed do Facebook não estão ali por acaso. O motivo é um algorítimo chamado EdgeRank usado pela rede social, que mede a afinidade, o peso e o tempo de vida das interações entre os usuários, fazendo com que os amigos e familiares que são exibidos no perfil sigam critérios determinados por essas três variantes.

Parecido com o algorítimo que define a ordem dos links nas buscas do Google, o EdgeRank também é o sistema responsável pelo conteúdo que é exibido na sua página do Facebook, selecionando o que será mostrando dentre as várias publicações de seus contatos e páginas de fãs.

A ?afinidade?, uma das três variantes para esse cálculo, avalia a interação que o usuário tem com seus contatos e páginas, contabilizando os comentários, as ?curtidas?, marcações de fotos e compartilhamentos.

O ?peso? atribui diferentes valores para as interações entre os usuários e cria uma atribuição para elas. Por exemplo, um compartilhamento em uma foto publicada terá mais peso do que um comentário feito, que tem mais peso que uma ?curtida?.

E a outra variante que o EdgeRank utiliza é o ?tempo de vida? das postagens, que leva mais em consideração tudo que for feito em publicações mais recentes do que forem nas mais antigas.

Por meio de um balanço entre as três fontes de dados, o algorítimo realiza o cálculo que determina quais serão os 6 amigos exibidos nas páginas de perfil dos usuários. O procedimento é complexo e, de acordo com a descrição do sistema no site do EdgeRank, é completamente impossível avaliar qual é a probabilidade e pontuação dos contatos que poderão aparecer.

Fonte: Tech Tudo