Esta câmera panorâmica em formato de bola tira fotos como nenhuma outra

A Panono tira fotos em 360 graus com 72 megapixels. Isso tudo com apenas 300 gramas e 11 centímetros de diâmetro

Em 2011, pesquisadores da Universidade Técnica de Berlim criaram uma câmera em formato de bola com vários sensores, que tirava fotos panorâmicas de 360 graus. Ela contém 36 lentes e é resistente: você pode jogá-la ao céu sem medo de quebrar.

Nós ficamos impressionados com o protótipo. Agora, a câmera se chama Panono e tem quase metade do tamanho. No entanto, ela é tão poderosa quanto antes e, enfim, pode ser comprada. Depois de brincarmos com a bola, podemos dizer oficialmente que, sim, ela é tão incrível quanto parece.


Esta câmera panorâmica em formato de bola tira fotos como nenhuma outra

Atualmente, fotos panorâmicas de amadores saem estranhas ou, no mínimo, levemente distorcidas. A bola-câmera Panono, no entanto, se livra desses problemas: ela não usa lentes grande-angulares, nem reúne fotos tiradas separadamente.


Esta câmera panorâmica em formato de bola tira fotos como nenhuma outra

Em vez disso, ela usa 36 câmeras perfeitamente cronometradas, que capturam todos os ângulos ao mesmo tempo. Dentro dela, há um acelerômetro altamente sensível, que sabe exatamente quando a bola atingiu o seu ponto mais alto. Durante essa fração de segundo em que a bola quase não está se movendo, o gadget dispara suas câmeras de foco fixo.

Fonte: msn