Estação Digital oferece cursos de qualificação para deficientes na zona Sudeste de Teresina

No local serão oferecidos cursos gratuitos de informática, que têm como principal objetivo profissionalizar os deficientes e incluí-los no mercado de trabalho

Cursos | Kelson Fontinele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Estação Piauí Digital do Dirceu I, zona Sudeste de Teresina, foi reaberta. O espaço existe desde 2008 e já profissionalizou 2.350 pessoas, com o diferencial de ser a primeira Estação Digital do país direcionada a deficientes físicos.

O espaço estava fechado desde o início do ano em razão dos computadores que estavam antigos e não supriam mais a demanda dos cursos. Agora o local recebeu um upgrade e foi completamente renovado para atender a população com qualidade.

No local serão oferecidos cursos gratuitos de informática, que têm como principal objetivo profissionalizar os deficientes e incluí-los no mercado de trabalho.

“O Governo do Estado do Piauí lançou o projeto ‘Piauí Digital’, onde ele prometeu reformar todas as estações que já existiam e criar novas estações onde não tinha.

E aí nós fomos contemplados com a reforma, ganhamos novos equipamentos, uma instalação nova, enfim, tudo novo”, explica Alexandre Almeida, coordenador da Estação Piauí Digital do Dirceu I.

Os cursos de informática disponíveis buscam qualificar pessoas com deficiência física para o mercado de trabalho, tornando-os competentes para a manutenção e instalação de computadores.

Alexandre pontua que também existe a inclusão social desses cidadãos junto à comunidade: “Aqui a gente atende a todos, garantindo realmente a inclusão de pessoas com deficiência com a comunidade em geral”, afirma.

Os cursos possuem horários pela manhã, tarde e noite, de modo que a população possa adequar os cursos à própria rotina. As aulas serão ministradas de segunda a quinta, sendo que sexta e sábado a Estação Digital fica aberta para a comunidade ter acesso à internet.

Até agora já foram realizadas 300 matrículas e, a partir da próxima quarta-feira (24), novas vagas estarão disponíveis para cursos de operador de sistema e web. Para realizar a matrícula é necessário apresentar documentação pessoal e laudo médico.

Em meio à expectativa de que a Estação volte a oferecer os cursos o mais breve possível, o espaço deve voltar a funcionar plenamente no dia 3 de novembro. “Estamos esperando apenas a liberação do convênio do Governo do Estado com a SASC para poder dar início às aulas”, diz Amparo Sousa, vice-presidente da Estação Piauí Digital do Dirceu I.

Projeto vai ampliar atendimento

Embora, a princípio, a Estação Piauí Digital do Dirceu I atenda apenas a pessoas com deficiência motora, a direção também busca expandir as ações para deficientes visuais e auditivos.

“Aqui é uma entidade de pessoas com deficiência física, no entanto, não queremos atender somente esse público. Como promovemos a inclusão social, nosso objetivo é atender a todas as deficiências”, diz a vice-presidente Amparo Sousa.

O projeto previsto para o ano que vem inclui a implementação de equipamentos em braile para receber deficientes visuais, a contratação de um intérprete de libras para auxiliar os alunos com deficiência auditiva e também um curso de libras voltado para a comunidade do Dirceu I.

População tem acesso à internet

Além de fornecer cursos de capacitação, a Estação Piauí Digital do Dirceu I funciona como um grande roteador de internet através da tecnologia wi-fi.

O espaço oferece acesso à rede mundial de computadores com alta velocidade para as pessoas do entorno do prédio. “É internet livre, sem senha, onde só não é permitido acessar conteúdo adulto”, frisa Alexandre Almeida.

O sinal aberto está disponível a todos que estejam a uma distância de 100 m da Estação Digital, o que significa que os vizinhos ou mesmo a população que frequenta o Mercado Público do Dirceu I poderão acessar a internet de maneira simplificada através de notebooks, tablets ou smartphones.

Curta o Portal Meio Norte nas redes sociais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES