Estação Digital recebe projeto piloto de criação de software

PI: Estação Digital recebe projeto piloto de criação de software

O Governo do Estado contemplou a Estação Piauí Digital Adaptada (EPDA) do bairro São Joaquim, em Teresina, com um projeto de extensão da Uespi voltado para crianças de 8 a 10 anos. A iniciativa consiste na execução do curso de programação e criação de jogos desenvolvidos pelas crianças e que deve se estender posteriormente às escolas municipais.

O curso visa, através da tecnologia, promover a inclusão dando a oportunidade das crianças ingressarem no mundo digital e ajudá-las a desenvolver o raciocínio lógico de forma educativa, criativa e divertida.

O professor da Uespi e coordenador no curso Marcos Carvalho explica que o projeto é inovador, pois insere as crianças no mundo tecnológico não apenas como consumidoras, mas agora como desenvolvedoras de softwares. “Nós estamos fazendo com que elas criem, produzam. É uma visão diferente. Elas vão aprender a programar jogos e terão o raciocínio lógico mais apurado. Acreditamos que através da tecnologia e de projetos como esse podemos ser um ponto transformador na vida dessas crianças”, afirmou.

Para José Gonzaga, coordenador da EPDA, esse projeto é um passo imenso de inclusão que agrega valores além da aprendizagem. “Vivemos em uma comunidade marcada pela falta de perspectiva e buscamos de todas as formas levar atividades que trabalhem também na questão da cidadania. Agradecemos imensamente o apoio da ATI em proporcionar a estrutura básica para a realização desse projeto”, disse.

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), mantém em Teresina atualmente quatorze estações digitais que são pontos de acesso à internet, localizadas em bibliotecas públicas, projetos sociais e organizações sem fins lucrativos que oferecem cursos, qualificações e aperfeiçoamento para as comunidades. 

Fonte: Secom - Governo do Piauí