Estação Digital recebe projeto piloto de criação de software

PI: Estação Digital recebe projeto piloto de criação de software

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado contemplou a Estação Piauí Digital Adaptada (EPDA) do bairro São Joaquim, em Teresina, com um projeto de extensão da Uespi voltado para crianças de 8 a 10 anos. A iniciativa consiste na execução do curso de programação e criação de jogos desenvolvidos pelas crianças e que deve se estender posteriormente às escolas municipais.

O curso visa, através da tecnologia, promover a inclusão dando a oportunidade das crianças ingressarem no mundo digital e ajudá-las a desenvolver o raciocínio lógico de forma educativa, criativa e divertida.

O professor da Uespi e coordenador no curso Marcos Carvalho explica que o projeto é inovador, pois insere as crianças no mundo tecnológico não apenas como consumidoras, mas agora como desenvolvedoras de softwares. “Nós estamos fazendo com que elas criem, produzam. É uma visão diferente. Elas vão aprender a programar jogos e terão o raciocínio lógico mais apurado. Acreditamos que através da tecnologia e de projetos como esse podemos ser um ponto transformador na vida dessas crianças”, afirmou.

Para José Gonzaga, coordenador da EPDA, esse projeto é um passo imenso de inclusão que agrega valores além da aprendizagem. “Vivemos em uma comunidade marcada pela falta de perspectiva e buscamos de todas as formas levar atividades que trabalhem também na questão da cidadania. Agradecemos imensamente o apoio da ATI em proporcionar a estrutura básica para a realização desse projeto”, disse.

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), mantém em Teresina atualmente quatorze estações digitais que são pontos de acesso à internet, localizadas em bibliotecas públicas, projetos sociais e organizações sem fins lucrativos que oferecem cursos, qualificações e aperfeiçoamento para as comunidades. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES