Estudante divulga moldes da primeira pistola criada em impressora 3D; foto

"Liberator" é formada por 15 peças de plástico fabricadas em uma impressora 3D. Arquivos estão disponíveis online

Um estudante de 25 anos da Universidade do Texas criou e testou a primeira arma totalmente feita em uma impressora 3D. A pistola criada por Cody Wilson é formada por 15 peças de ABS, matéria-prima mais comum das impressoras 3D. A única exceção é um pino de metal, usado como pino de disparo. O criador chamou a arma de "Liberator".



​A Liberator foi fabricada em uma impressora Stratasys Dimension SST comprada no eBay por cerca de US$ 8 mil. Wilson disponibilizou os arquivos para que qualquer pessoa possa imprimir a arma no site do Defense Distributed. A organização sem fins lucrativos fundada por ele já criou diversos protótipos de armas de fogo, como peças de uma AR-15 semiautomática capaz de disparar mais de 600 tiros, e disponibiliza online e gratuitamente todos os modelos para a impressão.

Em março, a organização divulgou um documento em que o governo americano autorizava a fabricação e a venda de armas de fogo feitas por impressoras 3D. A Defense Distributed anunciou que recebeu a licença em sua página oficial no Facebook junto com a foto do documento e a legenda "o trabalho começa!"

Fonte: Terra