Estudantes criam protótipo de sucção para escalar paredes

Estudantes criam protótipo de sucção para escalar paredes

O equipamento permite que se escale paredes lisas com até 90° de inclinação em relação ao solo

Uma equipe de estudantes da Universidade de Utah nos Estados Unidos, fez uma demonstração de um aparelho que faz uma pessoa comum se sentir um pouco no mundo do Homem-Aranha. O equipamento permite que se escale paredes lisas com até 90° de inclinação em relação ao solo.

Os alunos definem o equipamento como luvas à vácuo, uma definição que resume o funcionamento do sistema. Basicamente, duas pequenas turbinas são carregadas nas costas do escalador e são conectadas por tubos às luvas. Uma vez ligadas as turbinas, elas sugam o ar próximo às luvas. Quando o usuário às aproxima de uma superfície, é gerada a sucção.

Esse detalhe obriga que as superfícies sejam necessariamente planas, do contrário não haverá sustentação suficiente para manter uma pessoa pendurada. Em todo caso, com uma boa superfície, o resultado é impressionante, como você pode ver no vídeo abaixo. A única grande ressalva da tecnologia no seu estágio atual é o alto nível de ruído produzido pelas duas turbinas. Não por acaso, elas vão lembrar você de um avião à jato decolando.

Veja o conjunto em ação:

O projeto dos estudantes faz parte de uma competição anual promovida pela Força Aérea dos Estados Unidos. Os melhores projetos são incorporados pela força e passam a receber investimentos em desenvolvimento e adaptação para uso militar. Os estudantes recebem US$ 50 mil dólares como gratificação.

Fonte: Tech Tudo