Estudo revela que 30% de brasileiros acessam as redes sociais pelo celular

A porcentagem é praticamente igual à dos usuário de internet móvel no País (31%)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo aponta que 30% dos usuários de celular no Brasil acessaram as redes sociais, sendo que 26% compartilharam fotos, vídeos ou textos, 25% acessaram e-mails e 23% baixaram aplicativos. A porcentagem é praticamente igual à dos usuário de internet móvel no País (31%), segundo a pesquisa TIC Domicílios 2013, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (Cetic.br).

O levantamento, feito entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014 em 16 mil domicílios, ainda aponta um crescimento acima do dobro no uso de internet por celulares quando comprado a 2011, quando o índice era de apenas 15% - em 2012 chegou a 20%. Quando os dados englobam o uso de celulares no território nacional, a análise aponta que 85% das pessoas acima de 10 anos de idade utilizam o aparelho, um total 143 milhões de brasileiros.

O Cetic ainda destaca o maior acesso da população a aparelhos portáteis, como notebooks e tablets. Os notebooks já estão em 57% das residências brasileiras que possuem computador, ante 50% em 2012. Já os tablets passaram de 4% para 12% no mesmo período de comparação. Mesmo com crescimento de três pontos percentuais, o universo de lares com computadores (portáteis ou não) ainda não chega à metade do total (49%), o que representa 30,6 milhões de residências.

Internet no Brasil

Segundo a pesquisa, o número de brasileiros com 10 anos ou mais que acessam a internet alcançou 51%, ou cerca de 85,9 milhões. Contudo, ainda existe uma grande disparidade no acesso, segundo Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br. ?Mesmo com o crescimento ano após ano, o Brasil ainda encontra desafios para a massificação do acesso à internet", diz. "Nossas análises identificam um conjunto complexo de fatores geográficos, sociais e econômicos que precisam ser observados sobre a expansão da conectividade em todo o território nacional?.

A população jovem usa mais a internet. Entre 10 e 15 anos, a proporção é de 75%, 16 a 24 anos (77%) e 25 a 34 anos (66%). Já na população mais velha os números diminuem. Entre 35 e 44 anos de idade o número de pessoas que acessam a internet é de 47% - valor que cai para 33% na faixa de 45 a 49 anos e 11% acima de 60 anos. Mais de 45 milhões de pessoas acima de 45 anos de idade disseram que não acessam a internet. Os dados da pesquisa também mostra disparidade na população mais pobre, 24,2 milhões de domicílios com renda abaixo de dois salários mínimos não têm acesso à rede.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES