Estudo relaciona uso intensivo da internet a estresse e depressão

A pesquisa foi realizada durante um ano, com 4.100 pessoas na Suécia, de 20 a 24 anos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo da University of Gothenburg, na Suécia, identificou uma relação entre o uso intenso da internet e telefone celular com problemas de saúde (estresse, depressão e dificuldade para dormir). A pesquisa foi realizada durante um ano, com 4.100 pessoas na Suécia, de 20 a 24 anos.

?É fácil ficar mais tempo do que o planejado no computador [trabalhando, jogando ou conversando], o que acaba gerando uma pressão relacionada ao tempo, negligência de outras atividades e também de necessidades pessoais [como dormir, interagir socialmente, fazer atividade física]?, afirmou Sara Thomee, líder do estudo.

Ainda de acordo com o ?Daily Mail?, ela cita problemas ergonômicos e uma ?sobrecarga? mental com o uso excessivo do computador. Além da navegação na internet, os jogos online entraram na mira do estudo. ?Jogar no computador uma ou duas horas por dia aumenta o risco de sintomas de depressão entre as mulheres?, disse Sara.

A pesquisa também identificou estresse por parte dos usuários de telefones celulares, pelo fato de estarem sempre disponíveis ? especialmente quando se sentem pressionados para responder a mensagens ou culpados quando não o fazem. ?Ligações que não são retornadas geram sentimentos de culpa?, disse a pesquisadora.

Essa sensação de constante disponibilidade também causa distúrbios quando os usuários estão muito ocupados e quando estão descansando, de acordo com o estudo. Há ainda a sensação de nunca se sentir livre e a dificuldade em separar a vida pessoal da privada.

Com essas conclusões, os pesquisadores aconselharam os usuários de tecnologia a estabelecer um limite de tempo em que passam em frente às telas (seja do computador ou do celular).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES