EUA: iPhone tem alta triunfal e deixa Android para trás

O Android ainda é a plataforma mais usada, mantendo no trimestre os 48% de mercado que tinha na última contagem, mas não apresentou crescimento,.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ano passado, a Apple corria um sério risco com o crescimento da fatia de mercado abocanhada pelo Android: nos Estados Unidos, foram 7 pontos percentuais no primeiro trimestre de 2011. Nos três meses de 2012, no entando, o iPhone somou 43% das vendas de smartphone no país norte-americano e deixou o concorrente, do Google, para trás, de acordo com dados do Nielsen, segundo o Business Insider.

O que pesa na disputa entre as duas plataformas é que se uma delas virar a mais usada massivamente, os desenvolvedores se voltariam para ela, em vez de criar aplicativos para os dois sistemas operacionais - o da Apple e o do Google -, que dividem atualmente o mercado. Nos anos 1980, Macs e PCs tinham fatias semelhantes de market share, mas na década seguinte o Windows se tornou o SO mais usado e os programadores começaram a desenvolver muito mais programas para a Microsoft - o que deixou a Apple em crise. Era esse o risco que o iOS, dos dispositivos móveis de Cupertino, corria no ano passado.

Mas a Apple conseguiu virar os números. O Android ainda é a plataforma mais usada, mantendo no trimestre os 48% de mercado que tinha na última contagem - o mesmo percentual que tem de smartphones em uso, mesmo que comprados antes de 2012. Mas não apresentou crescimento, o que dá à Apple uma vantagem.

Na avaliação do Business Insider, alguns fatores levaram ao triunfo da marca da Maçã nos últimos meses. O primeiro deles é que a Apple ampliou a oferta do iPhone, com a adição das operadoras Verizon e Sprint, em vez de apenas a AT&T. As opções também cresceram com a alternativa de uma versão mais barata do aparelho, o 3GS, o que coloca o iPhone a um preço concorrente com alguns Androids mais baratos.

A chegada do smartphone da Apple a outras grandes redes varejistas americanas, como Walmart, Amazon e Best Buy, também contribuiu para o aumento nas vendas. Além disso, mas não menos importante, a marca de Cupertino conseguiu diminuir seus custos e chegar a um preço de venda que coloca o iPhone no mesmo patamar dos rivais topo de linha - diferente do que acontecia com os Macs, sempre mais caros que os PCs.

Mas antes de entender a corrida dos smartphones como ganha, a Apple precisa se preocupar com sua presença no mercado global, onde tinha 15% de fatia no terceiro trimestre do ano passado, contra 53% do Android. Os números devem ter crescido com as contas de Natal, mas ainda assim o cálculo não deve preencher, no mundo, a diferença entre até o sistema operacional no Google, independente do crescimento nos Estados Unidos. Por outro lado, o mercado americano é importante, e ao menos por lá a Apple está reagindo, com os telefones inteligentes, como quem aprendeu a lição na época dos computadores pessoais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES