Extensões do Firefox ultrapassam 3 bilhões de downloads no mundo

Fundação Mozilla afirmou que 85% dos navegadores possuem pelo menos um complemento instalado

A Fundação Mozilla informou que atingiu a marca de 3 bilhões de downloads de extensões para seu navegador Firefox, desde que o recurso foi apresentado 2004 para browsers e em 2009 para celulares, o ?primeiro navegador a apresentar os add-ons?, afirmou a companhia.

Essas extensões funcionam para complementar a experiência do usuário dentro do navegador, adicionando recursos e ferramentas extras, ou mesmo para personalizar a interface do programa, como alterar a cor e os botões. ?Com os add-ons, você pode personalizar o Firefox para atender às suas necessidades e interesses na música, jogos, entretenimento, esportes, aparência, o suporte a idiomas?, escreveu a Mozilla.

A empresa disse ainda que 85% das pessoas que utilizam pelo menos uma extensão, e que entre aqueles que já possuem add-ons, a média é de cinco complementos presentes no navegador. ?Os mais populares ?extras? incluem AdBlock Plus, Firebug, NoScript, Personas Plus e Video DownloadHelper, [enquanto que as] categorias mais populares incluem privacidade e segurança, ferramentas de busca, bookmarks e temas? destacou.

Por fim, a empresa agradeceu aos ?mais de 25 mil desenvolvedores de add-ons? ao redor do mundo, e liberou um infográfico (em inglês) com os principais dados sobre os complementos do navegador (que pode ser visto abaixo).

A Fundação Mozilla anunciou neste mês de julho a versão 14 do Firefox, que oferece uma porção de novas ferramentas relacionadas à segurança, bem como correções para diversas vulnerabilidades. Por outro lado, outro anúncio feito este mês pela Mozilla foi sobre o encerramento dos upgrades ao Thunderbird, famoso cliente de emails da empresa, mas que as inovações no software dependerão do envolvimento da comunidade para acontecer.

Fonte: Uol-idgnow