Facebook amplia parceira com teles para elevar acesso em smartphones

Clientes da Claro poderão acessar rede social sem pagar. 59% dos usuários brasileiros se conectam ao site por aparelhos móveis.

O Facebook fechou uma parceria com a Claro, segundo anúncio da tele nesta sexta-feira (2), para que todos os clientes da operadora possam acessar o site gratuitamente. Com isso, a rede social amplia seus esforços juntos às operadoras de banda larga brasileiras para elevar os acessos a seu serviço móvel.

A mobilidade é crucial para a rede social. Dos 76 milhões de usuários do Facebook, 44 milhões se conectam à rede social por meio de aparelhos móveis. Ao redor do mundo, 71% das contas são acessadas dessa forma e 36% da receita da empresa, ou US$ 656 milhões, já provém de anúncios exibidos para smartphones e tablets.

O acordo com a Claro é uma reedição otimizada de uma promoção realizada entre abril e setembro de 2012, quando clientes podiam entrar no site sem gastar créditos ou serem cobrados ao fim do mês por meio do app ?Para Qualquer Telefone?, voltado para celulares mais "simples" que acessam à internet. O app chegou a 100 milhões de pessoas no mundo todo.

Agora, a navegação será liberada gratuitamente para usuários de smartphones. Os planos pós-pagos contemplados são o Claro Controle e Claro Online ?é necessário não ter débitos em aberto. No caso dos pré-pagos, é necessário ter saldo, pois, segundo a operadora, é necessário estar ativo na base de clientes.

No entanto, o consumo de conteúdos hospedados fora do domínio do Facebook serão cobrados. Caso de vídeos do YouTube postados por contatos e que aparecem na linha do tempo dos usuários.

A outra restrição, segundo a Claro, é a donos de celulares BlackBerry que não poderão usufruir da promoção por problemas técnicos.

O Facebook já possui parcerias com outras empresas. Válido até 15 de setembro, o acordo com a Oi permite aos clientes utilizar o app Facebook Messenger, tanto no sistema Android quanto no iOS, para trocar mensagens gratuitamente. É permitido enviar fotos, vídeos e outros arquivos.

Já com a TIM, o acordo é voltado para os clientes que contratam a banda larga por meio de modems (Infinity Web Modem) e tem duração até janeiro de 2014.

Além da TIM e Oi, a Nextel firmou um acordo com a rede social em um serviço de envio de SMS. Segundo o Facebook, negociações com a Vivo estão em andamento.

Fonte: G1