Facebook estaria criando perfis de pessoas sem autorização

O Facebook estaria criando os “perfis sombra”.

O Facebook está sendo acusado no Reino Unido de criar perfis de pessoas que não estão na rede social por vontade própria. A acusação partiu do IDPC (Comissariado de Proteção de Dados da Irlanda). Segundo o órgão, usuários são encorajados a passar informações como nomes, endereços, telefones e endereços de e-mail de pessoas não cadastradas no Facebook.


Facebook estaria criando perfis de pessoas sem autorização

Com as informações em mãos, o Facebook estaria criando os ?perfis sombra?, que é como a prática vem sendo chamada na Inglaterra. A rede, que atualmente conta com mais de 800 milhões de perfis em todo o mundo, negou as acusações. O IDPC afirma que uma auditoria integral no Facebook será iniciada ainda no fim deste mês. A intenção do órgão é que mudanças sejam feitas, caso encontrem irregularidades. Se o Facebook ainda detiver informações indevidas, poderá contestar a acusação na justiça ou arcar com pesadas multas.

O porta-voz do Facebook, Andrew Noyes, afirmou que as acusações são falsas e que a rede social permite que usuários enviem convites para os e-mails de seus contatos. Estes endereços são registrados para avisar um membro da rede social quando um de seus contatos entrou no Facebook por conta de seu convite.

Andrew lembrou também que este tipo de política é bastante comum em serviços que oferecem a possibilidade de convidar amigos para fazer parte das redes. Andrew reforçou também que algumas informações como o endereço eletrônico dos usuários não são, em hipótese alguma, liberadas pelo Facebook.

Fonte: Tech Tudo