Diretora diz que facebook não irá manipular emoções dos usuários

Diretora diz que facebook não irá manipular emoções dos usuários

Nesta semana, veio à tona uma pesquisa que o Facebook realizou com 689.003 usuários da rede social em janeiro de 2012

Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, afirmou que a rede social não tentará manipular as emoções dos usuários, em meio a polêmica investigação de reguladores sobre um ?experimento psicológico? divulgado recentemente. As informações são do Financial Times.

Nesta semana, veio à tona uma pesquisa que o Facebook realizou com 689.003 usuários da rede social em janeiro de 2012, que analisava se o humor das pessoas mudava quando o conteúdo do feed de notícias era modificado também. O Facebook priorizou conteúdos positivos e negativos no feed dessas pessoas para analisar se elas eram afetadas por eles. A pesquisa foi conduzida sem que os usuários soubessem.

Sandberg lamentou que a pesquisa tenha sido ?pobremente comunicada? e afirmou que o Facebook não poderia controlar as emoções das pessoas e que nunca tentaria influenciar uma eleição por mudanças no site.

?O Facebook se desculpou e certamente nunca quer fazer nada que deixe seus usuários chateados. (A pesquisa) foi muito mal comunicada?, disse a executiva durante uma visita à Índia. ?Foi um experimento pequeno de uma semana. Uma experiência mostrando diferentes coisas às pessoas para ver como funcionaria. O que realmente importa aqui é que levamos a privacidade das pessoas incrivelmente a sério?.

Os comentários da diretora vieram depois de a Comissão de Proteção de Dados irlandesa ter divulgado que enviou diversas perguntas à rede social sobre o estudo. O órgão fiscaliza as operações do Facebook na Europa, porque a empresa tem sede em Dublin. O órgão regulador de dados do Reino Unido também afirmou que está investigando se o Facebook violou leis de proteção de dados.

Fonte: Terra