Facebook planeja exibir uns vídeos de anúncios na página inicial de usuários

Facebook planeja exibir vídeos de publicidade no feed de notícias dos usuários

O Facebook planeja lançar uma plataforma de anúncios no feed de notícias. A ferramenta deve estar disponível no final de setembro, mas enfrenta alguns problemas antes mesmo de sua estreia: encontrar um equilíbrio entre o lucro e o serviço. Mark Zuckerberg, fundador da rede social, terá que se esforçar para não irritar seus mais de 1 bilhão de usuários.

Os vídeos exibidos terão 15 segundos ou menos de duração e devem aparecer nas versões web e móvel do Facebook, que espera gerar receita de cerca de US$ 2 milhões (R$ 4,6 milhões) por dia. A ferramenta já deveria ter entrado no ar no início de 2013, mas fontes informaram ao Wall Street Journal que os desenvolvedores ainda não descobriram um meio termo satisfatório para evitar que a publicidade incomode os usuários.

O maior problema é atualizar a tecnologia de reprodução de vídeos do serviço, que não é capaz de carregá-los rápido o suficiente. Uma fonte teria dito que Zuckerberg, que está pessoalmente envolvido no projeto, teria requisitado um padrão extremamente alto para os desenvolvedores. O próximo passo seria entender como usuários reagem à novidade e os impactos sobre a rede.

Outro debate diz respeito à possibilidade de pausar os vídeos. A principio, os filmes serão reproduzidos automaticamente e sem som, sendo necessário reiniciá-lo para habilitar o áudio, se o usuário quiser. A ideia é que cada pessoa seja exposta a apenas um filme por dia, mas possa ver conteúdo do mesmo anunciante até três vezes.

Alguns anunciantes tentaram se antecipar e já criaram vídeos para a rede social. Mas os frequentes atrasos no cronograma os obrigaram a buscar alternativas. Mesmo assim, diversas marcas grandes já teriam se prontificado a comprar espaço publicitário.

Fonte: G1