Facebook testa recurso de marcação de fotos com reconhecimento facial

Polêmico recurso foi lançado inicialmente em 2010, mas desativado após preocupações com a privacidade dos usuários

O Facebook voltou a disponibilizar a ferramenta de sugestão de marcação de amigos em fotos usando a tecnologia de reconhecimento facial. O software usa um algoritmo para calcular um modelo com base nas características faciais das pessoas, como a distância entre os olhos, o nariz e as orelhas, baseado nas fotos em que as pessoas foram marcadas. O Facebook começou a testar novos locais para a sugestão de marcação, como dispositivos móveis, linha do tempo e feed de notícias.


Facebook testa recurso de marcação de fotos com reconhecimento facial

O recurso de marcação de fotos por reconhecimento facial foi lançado pelo Facebook em 2010, mas criou polêmica e foi desativado posteriormente após levantar dúvidas sobre a privacidade dos usuários. A rede social chegou a ser questionada pelo Ministério da Justiça em 2011, após o lançamento do recurso no Brasil. No fim de janeiro, o Facebook anunciou que o recurso seria reativado nos Estados Unidos, após uma suspensão temporária para "fazer melhorias técnicas".

"Quando você é marcado em uma foto, nós associamos os marcadores à sua conta, comparamos o que essas fotos marcadas têm em comum e armazenamos um resumo dessa comparação. Se você nunca foi marcado em uma foto no Facebook ou se você removeu sua marca em todas as fotos de você no Facebook, não teremos essas informações suas", afirma a rede social em sua central de ajuda.

Além de sugerir a marcação nas novas fotos publicadas na rede social, o Facebook sugere a marcação nas imagens que outros amigos postam no serviço e aparecem no feed de notícias do usuário. Caso a ferramenta não consiga sugerir um nome, as fotos semelhantes são agrupadas para que o usuário possa fazer a marcação rapidamente, todas de uma vez.

Caso o usuário não queria ser marcado em uma foto, ele pode removê-la. Além disso, os membros podem desativar o recurso de sugestões de marcação nas configurações da conta.

Fonte: Terra