Polêmica: Facebook tira do ar a função de achar amigos próximos

A companhia de Mark Zuckerberg, aparentemente com medo de sofrer um processo, desativou a função poucos dias após seu lançamento.

Tão discreta quanto a chegada da função ?Encontre amigos próximos? no aplicativo móvel do Facebook foi a sua retirada do ar. Após acusação da empresa americana FriendThem, que afirma que a rede social teria roubado sua ideia para implantação do recurso de localização, a companhia de Mark Zuckerberg, aparentemente com medo de sofrer um processo, desativou a função poucos dias após seu lançamento.


Facebook tira do ar a função de achar amigos próximos

O serviço que localizava amigos próximos por meio da geolocalização dos smartphones foi lançado na atualização do app do Facebook liberada no domingo (24). Porém, um e-mail de Chales Sankowich, CEO da FriendThem, enviado ao site The Next Web na última segunda-feira (25) garantiu que a função é uma cópia, já que ela teria sido criada pela sua companhia há dois anos, e apresentada ao Facebook em fevereiro.

Coincidentemente, alguns meses depois o Facebook compraria uma empresa especializada em localização de contatos chamada Glancee, o que culminou no lançamento do "Encontre amigos próximos".

Um porta-voz do Facebook não quis comentar a retirada da função, mas em um comunicado anterior a empresa afirmou que aquela ?não era uma liberação formal do recurso, e sim alguns engenheiros testando o novo produto?. De qualquer forma, a FriendThem já confirmou que está procurando sua equipe de advogados para decidir o problema na justiça.

Fonte: Tech Tudo