Facebook vai punir página com post no estilo “curte e compartilha”

A rede social diz que suas novas métricas e algoritmos identificam este tipo de história e diminuem seu alcance.

Facebook vai punir página com post no estilo "curte e compartilha" | Reprodução/ Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O feed de notícias do Facebook vai ficar mais limpo. A rede social anunciou nesta quinta-feira (10) uma reformulação na relevância do conteúdo exibido, agindo contra posts que usam "curtidas como isca?, republicados diversas vezes em páginas diferentes e que sejam classificados como spam no site.

Encaixam-se na primeira categoria, que utiliza iscas para obter cliques e compartilhamentos, os posts do tipo: ?Quantas curtidas isso merece?, ?Se você prefere isso, curta, se prefere aquilo compartilhe?. Muitas páginas usam a prática para aumentar o engajamento e alcance de determinados conteúdos e ganhar relevância - sendo exibida para um maior número de pessoas no feed de notícias.

?Fizemos uma pesquisa sobre a qualidade destes posts, e em média, identificamos que eles são 15% menos relevantes do que outras publicações com números semelhantes. Ao longo do tempo, isso gera uma experiência ruim no Facebook, porque tira conteúdo realmente importante do feed do usuário?, disse o Facebook em uma nota, ao divulgar as mudanças.

A rede social diz que suas novas métricas e algoritmos identificam este tipo de história e diminuem seu alcance. Além disso, garante que não afetará páginas com debates legítimos. Este é um caso parecido com o de conteúdo compartilhado diversas vezes. O novo feed vai ter menos imagens e posts que são repetidos por várias páginas ? como os memes.

Por último, links falsos com spam também serão ?vetados?. O Facebook dá o exemplo de páginas que dizem que um determinado link irá para um álbum de fotos, mas vai para um anúncio. A rede social notou um aumento de 5% de pessoas saindo do site para outros endereços nas últimas análises.

O que muda para as páginas

Segundo o Facebook, a maior parte das páginas do Facebook não postam spam, nem conteúdo irrelevante ou apelativo. Logo, provavelmente, elas não serão afetadas negativamente. Pelo contrário, poderão até ver um aumento ligeiro no seu alcance, por estarem ganhando o espaço das páginas que ?se comportam mal? na rede social e seram "banidas" dos feeds de notícias.

Por outro lado, os spammers terão um decréscimo de distribuição de conteúdo. O Facebook afirma que está fazendo as alterações para garantir que o spam no feed de notícias não acabe tirando espaço do que as pessoas realmente querem ver, publicados por seus amigos e páginas que realmente curtem



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES