Aplicativo da Google verifica vírus em ferramentas do Android; saiba

O Google está analisando os aplicativos presentes no Android Market e verificando se eles contêm algum código malicioso


Ferramenta do Google busca vírus em aplicativos do Android Market

O Google está analisando os aplicativos presentes no Android Market e verificando se eles contêm algum código malicioso. A informação está em um anúncio publicado no blog ?Google Mobile? e escrito por Hiroshi Lockheimer, vice-presidente de engenharia para o Android.

Diferentemente da Apple, que analisa cada software no App Store antes de ele ser disponibilizado para download, o Google publicamente tem tomado apenas medidas reativas, tirando do Android Market apenas os aplicativos que foram descobertos como maliciosos depois de já estarem algum tempo disponíveis.

Lockheimer explica que a plataforma de segurança, de codinome ?Bouncer?, verifica cada app, procurando pela presença de código malicioso conhecido. Se nada for encontrado, o aplicativo é executado em um ambiente virtual, no qual o comportamento do programa é analisado de forma automatizada. Se alguma função suspeita for identificada, o app será analisado por um humano.

As contas de desenvolvedores no Android Market também estão sendo analisadas para que aqueles que já causaram problemas não consigam se registrar e enviar apps maliciosos novamente.

O executivo do Google ainda defendeu o Android, afirmando que a plataforma é desenvolvida para ser resistente contra vírus. Para isso, o sistema isola os apps, impedindo que eles interfiram com outros dados armazenados no celular, além de dar ao usuário as informações sobre as permissões necessárias para cada aplicativo. Lockheimer também afirmou que o número de downloads de apps maliciosos está caindo.

?Entre a primeira e a segunda metade de 2011, vimos uma queda de 40% no número de downloads potencialmente maliciosos no Android Market. Essa queda ocorreu ao mesmo tempo em que as companhias que disponibilizam e vendem software de segurança e antimalware estavam afirmando que o número de aplicações maliciosas estava subindo?, afirma o texto.

O post no Google Mobile afirma que o Bouncer está analisando os apps do Android Market ?há algum tempo?, mas não informou uma data precisa. Em inglês, chama-se ?bouncer? os seguranças responsáveis por expulsar quem causa problemas em bares ou clubes.

Fonte: G1