Participantes de festival digital na Suécia terão internet de 120Gbps

Ao todo, 300 km de cabo ligarão Jönköping, cidade sueca que recebe o evento, a Estocolmo, capital do país

O DreamHack, festival digital realizado na Suécia, vai ganhar um reforço de peso este ano: os participantes do encontro vão se conectar à internet com uma velocidade de incríveis 120 Gbps. A novidade resulta de uma força-tarefa entre a Cisco, a Telia e os organizadores do evento, originando uma infraestrutura gigantesca para receber a supervelocidade.

Ao todo, 300 km de cabo ligarão Jönköping, cidade sueca que recebe o evento, a Estocolmo, capital do país. O projeto da internet de 120 Gbps para o evento vem sendo elaborado durante os últimos seis meses; enquanto a Cisco cuidou da parte de hardware, com dois roteadores CRS-3, a Telia foi a responsável pela construção da fibra ótica pela qual passará a conexão.

Em teoria, a rede seria o suficiente para que nada menos de 750 mil pessoas pudessem fazer downloads e se conectar na internet sem o menor problema por compartilhar a conexão. A possibilidade parece muito interessante para projetos de internet pública e gratuita em municípios inteiros.

Considerada pelo Guinness Book a maior LAN party do mundo, o DreamHack Winter 2011 (www.dreamhack.se/dhw11/2011/11/22/120-gigabit-at-dhw11/)ocorre entre os dias 24 e 27 de novembro. Os organizadores estimam que esta será a maior edição do evento, que ocorre desde 1994, com mais de 20 mil participantes.

Fonte: Terra