Fotos da Apple exibem protótipos de gadgets antes do lançamento

Os protótipos das imagens são de bem antes dos lançamentos do primeiro iPhone, iPod e iPad

A batalha nos tribunais entre Apple e Samsung terá seu ápice semana que vem, quando as duas tiverem que dar satisfações a um júri. Porém, os procedimentos legais do julgamento estão revelando informações sobre como funciona o mundo da maçã, por dentro. Tanto que, nesta quinta-feira (27), vazaram imagens de protótipos dos primeiros iPhones, iPods e iPads, antes mesmo deles se tornarem os produtos que conhecemos hoje.


Fotos da Apple revelam protótipos do iPhone e iPad antes do lançamento

A Samsung parece estar se preparando para argumentar que a Apple copiou outras empresas ao elaborar seu primeiro telefone celular, provando que tal prática é comum no mercado de eletrônicos de consumo. A ação revelou que o designer industrial da Apple Shin Nishibori foi incumbido de projetar os protótipos dos aparelhos mais conhecidos da Apple, e que ele teria sido inspirado no desenho de aparelhos da Sony.


Fotos da Apple revelam protótipos do iPhone e iPad antes do lançamento

Foi Tony Fadell (idealizador do iPod e então funcionário da Apple a época) quem incumbiu Nishibori de criar os desenhos. Esta estratégia teve início quando Fadell encaminhou um artigo da revista Business Week para a gerência sênior da Apple (Steve Jobs). Nele, o chefe da divisão de estratégia criativa da Sony foi entrevistado e disse o quanto o iPod influênciou a empresa japonesa.


Fotos da Apple revelam protótipos do iPhone e iPad antes do lançamento

Nasceram então uma variedade de protótipos com o logotipo da Sony, incluindo um modelo que, ao invés de Sony, estava escrito ?Jony? - uma suposta homenagem ao Jony Ive, chefe da equipe de design industrial da Apple e criador do iMac, PowerMac G5 e Mac Mini.


Fotos da Apple revelam protótipos do iPhone e iPad antes do lançamento

A ação da Samsung revelou ainda um e-mail de 2006 que Richard Howarth (membro sênior da equipe de design industrial da Apple), enviou para Jony Ive, discutindo os protótipos para o iPhone, criados por Shin Nishibori. No e-mail Howarth se refere aos desenhos como ?estilo caro da Sony? e acrescentou que o projeto, comparado a outros protótipos da Apple, eram muito menores e mais agradáveis para se ter ?ao lado de sua orelha e no bolso?.


Fotos da Apple revelam protótipos do iPhone e iPad antes do lançamento

Enquanto Nishibori aparentemente olhou para a Sony como fonte de sua inspiração, é importante ressaltar que os projetos resultantes e desenhos incluídos na ação judicial não se pareciam em nada com os telefones da Sony na época, e que se olharmos melhor veremos que os desenhos se pareciam muito mais com o iPhone 4 do que com os primeiros modelos de Iphone lançados.

A admiração do fundador da Apple, Steve Jobs, pela Sony não é segredo e a ação da Samsung parece mostrar como funcionou o processo de criação do primeiro iPhone.

Fonte: Tech Tudo