Fotos da Apple exibem protótipos de gadgets antes do lançamento

Os protótipos das imagens são de bem antes dos lançamentos do primeiro iPhone, iPod e iPad

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A batalha nos tribunais entre Apple e Samsung terá seu ápice semana que vem, quando as duas tiverem que dar satisfações a um júri. Porém, os procedimentos legais do julgamento estão revelando informações sobre como funciona o mundo da maçã, por dentro. Tanto que, nesta quinta-feira (27), vazaram imagens de protótipos dos primeiros iPhones, iPods e iPads, antes mesmo deles se tornarem os produtos que conhecemos hoje.

A Samsung parece estar se preparando para argumentar que a Apple copiou outras empresas ao elaborar seu primeiro telefone celular, provando que tal prática é comum no mercado de eletrônicos de consumo. A ação revelou que o designer industrial da Apple Shin Nishibori foi incumbido de projetar os protótipos dos aparelhos mais conhecidos da Apple, e que ele teria sido inspirado no desenho de aparelhos da Sony.

Foi Tony Fadell (idealizador do iPod e então funcionário da Apple a época) quem incumbiu Nishibori de criar os desenhos. Esta estratégia teve início quando Fadell encaminhou um artigo da revista Business Week para a gerência sênior da Apple (Steve Jobs). Nele, o chefe da divisão de estratégia criativa da Sony foi entrevistado e disse o quanto o iPod influênciou a empresa japonesa.

Nasceram então uma variedade de protótipos com o logotipo da Sony, incluindo um modelo que, ao invés de Sony, estava escrito ?Jony? - uma suposta homenagem ao Jony Ive, chefe da equipe de design industrial da Apple e criador do iMac, PowerMac G5 e Mac Mini.

A ação da Samsung revelou ainda um e-mail de 2006 que Richard Howarth (membro sênior da equipe de design industrial da Apple), enviou para Jony Ive, discutindo os protótipos para o iPhone, criados por Shin Nishibori. No e-mail Howarth se refere aos desenhos como ?estilo caro da Sony? e acrescentou que o projeto, comparado a outros protótipos da Apple, eram muito menores e mais agradáveis para se ter ?ao lado de sua orelha e no bolso?.

Enquanto Nishibori aparentemente olhou para a Sony como fonte de sua inspiração, é importante ressaltar que os projetos resultantes e desenhos incluídos na ação judicial não se pareciam em nada com os telefones da Sony na época, e que se olharmos melhor veremos que os desenhos se pareciam muito mais com o iPhone 4 do que com os primeiros modelos de Iphone lançados.

A admiração do fundador da Apple, Steve Jobs, pela Sony não é segredo e a ação da Samsung parece mostrar como funcionou o processo de criação do primeiro iPhone.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES