G, H ou E? Entenda o que cada letra significa na conexão na internet móvel

Os símbolos em forma de letras que aparecem no topo da tela variam de acordo com a tecnologia da conexão utilizada

Você sabe qual é o significado daqueles sinais "G", "H", "H+" ou "E" do lado da barra de sinais do celular? As letras aparecem no dispositivo móvel sempre que ele utiliza a Internet, revelando o tipo de tecnologia que está sendo usada no momento, além de mostrarem a oscilação da velocidade de conexão. Entenda melhor:

- A letra G simboliza a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) implantada em 2000. Essa pode transmitir dados com velocidade de até 171,2 Kb/s (kilobits por segundo);

- A letra E faz referência a tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). Essa é um pouco mais rápida que a anterior chegando à velocidade máxima de 473,6 Kb/s;

- A letra H indica a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Essa conexão atinge uma velocidade relativamente alta, de até 14 Mb/s (megabits por segundo). Já o símbolo H+ indica a tecnologia Evolved HSPA (HSPA Evoluído) e pode chegar a velocidades de até 168 Mb/s para download e 22 Mb/s para upload.

Importante ressaltar que não há como configurar nenhuma dessas

conexões no seu smartphone ou tablet, pois o dispositivo sempre utilizará o melhor tipo de rede disponível no local onde você estiver. Por exemplo: as conexões H e H+ são oferecidas, geralmente, em grandes cidades. Em locais menos povoados, mais afastados dos grandes centros urbanos ou com pouca recepção, você provavelmente só encontrará conexões EDGE ou GPRS.

Fonte: Tech Tudo