Galaxy S5 poderá ler os movimentos da cabeça do usuário, revela patente

Uma patente da Samsung revelou que a empresa pode estar trabalhando no recurso para um dos seus próximos lançamentos

O Galaxy S5 poderá chegar equipado com uma tecnologia para interpretar os movimentos da cabeça do usuário. Uma patente da Samsung revelou que a empresa pode estar trabalhando no recurso para um dos seus próximos lançamentos. A novidade seria uma evolução da leitura de olhos, presente no Galaxy S4.



Ainda não há muitos detalhes sobre o funcionamento do recurso, mas a patente da Samsung revela que a tecnologia poderá ser utilizada para controlar os smartphones em situações em que não seja possível tocar na tela. A câmera frontal do Galaxy S5 seria capaz de reconhecer, por exemplo, um aceno com a cabeça, movimento dos olhos e até o levantar das sobrancelhas para executar ações associadas à ação realizada.

Na prática, a leitura de movimentos da cabeça do usuário deve funcionar de maneira bem semelhante ao rastreamento de olhos, presente no Galaxy S4. No atual top de linha da empresa, por exemplo, é possível rolar uma página da internet olhando para a parte de baixo da tela ou pausar vídeos ao desviar a atenção para longe do display.

O pedido da patente acontece na mesma semana em que um executivo da Samsung confirmou que a empresa estuda adotar uma tecnologia de escaneamento de íris. São aguardados para o Galaxy S5 ainda um novo processador 64 bits, similar ao do iPhone 5S, câmera de 16 megapixels e um novo design metálico. O próximo top de linha da Samsung deve estrear uma nova interface para o Android.

Ainda não há nenhuma confirmação oficial sobre a chegada do Galaxy S5 ou sobre as configurações do aparelho. No entanto, é aguardado que o top de linha seja apresentado no próximo mês, durante a MWC 2014, ou em março, em um evento próprio da Samsung. Vale destacar que o pedido de patente não significa que a leitura de movimentos da cabeça será utilizada algum dia pela fabricante.

Fonte: techtudo