Pesquisadores criam nova bateria capaz de durar 10 vezes mais

De acordo com os dados da pesquisa, o aumento de dez vezes é válido também para a velocidade de recarga do componente

Pesquisadores da Universidade Northwestern, situada nos Estados Unidos, afirmam ter criado um novo tipo de bateria de íons de lítio, a qual é capaz de durar até dez vezes mais que os modelos atuais, presentes em celulares e notebooks. De acordo com os dados da pesquisa, o aumento de dez vezes é válido também para a velocidade de recarga do componente.

Harold Kung, professor encarregado pelo projeto, explica que a diferença das novas baterias está no uso do grafeno - um componente que também está sendo estudado para uso em processadores, devido às altas velocidades que ele suporta.

O grafeno é disposto em inúmeras camadas dentro do componente, cada uma delas tendo apenas um átomo de espessura. Os íons de lítio são colocados entre o grafeno, com o diferencial de que agora têm acesso a atalhos dentro da estrutura, o que agiliza todo o processo de recarga.

A preocupação dos pesquisadores no momento é referente à durabilidade da tecnologia e dos materiais, já que com apenas 150 ciclos de carga a capacidade da bateria baixou pela metade. Para saber mais sobre o projeto, consulte a página oficial da Universidade Northwestern.

Fonte: Terra