Golpe na internet pega carona na morte do ator Patrick Swayze

Segundo a empresa de segurança Sophos, esses golpes consistem na criação de páginas maliciosas que aparecem quando os internautas fazem buscas

Poucas horas após a morte do ator Patrick Swayze, na segunda-feira (14), aos 57 anos, golpistas pegaram carona neste, que deve ser um dos assuntos mais quentes da semana. A estratégia da fraude consiste em atrair para páginas fraudulentas pessoas interessadas em informações sobre o ator que se consagrou como protagonista de "Ghost - Do outro lado da vida".

Segundo a empresa de segurança Sophos, esses golpes consistem na criação de páginas maliciosas que aparecem quando os internautas fazem buscas em inglês pelos termos ?morte do ator Patrick Swayze?. Em uma demonstração da Sophos exibida neste vídeo, o site fraudulento aparece logo na primeira página de resultados das buscas.

Quando o internauta clica no site dos golpistas, recebe um alerta de que seu computador precisa de uma varredura para a identificação de pragas virtuais. Se concordar, o programa mostrará diversos softwares maliciosos inexistentes e ainda vai sugerir que o usuário baixe um executável em seu computador. Além disso, os golpistas tentarão vender um falso antivírus para combater essas pragas inexistentes.

Quando instalada na máquina, o executável identificado como FakeAl-L permite que os golpistas controlem o computador remotamente. Dessa forma, podem por exemplo criar uma rede para o envio de spams.

?O que eles tentam fazer é assustar, para fazer com que o internauta baixe o software. Depois, eles continuam tentantando assustar o usuário para que ele compre um falso antivírus?, diz o vídeo da Sophos. ?Os cibercriminosos não são preguiçosos quando se trata de usar um tópico em ascensão na internet. Além disso, estão cada vez mais profissionais para espalhar seus golpes de falsos antivírus?, continua a empresa.

Fonte: g1, www.g1.com.br