Google atualiza serviço de buscas e melhora pesquisas por voz no celular

Algoritmo "Hummingbird" irá afetar 90% das pesquisas feitas no site.

O Google anunciou uma atualização do seu algoritmo usado no site de buscas na internet, o que a companhia afirma que irá afetar 90% das pesquisas realizadas on-line. Chamado de "Hummingbird" (beija-flor, em tradução), é a maior atualização no sistema de buscas da empresa desde 2010, quando "Caffeine" (cafeína) foi lançado.


Google atualiza serviço de buscas e melhora pesquisas por voz no celular

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27) na sede da empresa em Menlo Park, na Califórnia. Nesta sexta-feira (28), o Google completa 15 anos.

O algoritmo do Google usa uma série de códigos e cálculos que permitem que o usuário encontre o que deseja na internet em poucos instantes. O novo recurso, segundo a empresa, está em implementação há mais de um mês e, por isso, usuários já podem ter visto mudanças no serviço de buscas.

Uma das novidades das buscas está na manutenção do contexto em pesquisas feitas em sequência e que usam também o histórico de buscas do usuário.

As buscas do Google também ganharam reforço no reconhecimento de voz, o que vale para a versão de web - o usuário deve ter um microfone conectado ao PC - quanto para os aplicativos para iOS e Android. Há novos cartões que aparecem em determinadas buscas que apresentam informações rápidas ao usuário sem que ele clique no link.

Um exemplo dado pela empresa é fazer comparação entre coisas de diversas categorias, como "manteiga vs. azeite de oliva". Tanto nas versões para smartphones quanto na web aparecem cartões com informações sobre os dois alimentos. Eles apresentam informações como calorias, colesterol, gorduras e outras informações.

Foco em tablets e smartphones

Para que mais usuários acessem o Google em dispositivos móveis, a empresa aposta em melhor reconhecimento de comandos de voz. "A voz será fundamental para criar um futuro de interações com os dispositivos que usamos", disse Amit Singhal, vice-presidente do Google durante evento nesta quinta-feira. "Você não deve perder seu tempo pesquisando, deve perder seu tempo vivendo".

Para aparelhos com sistema iOS, da Apple - iPhone, iPad e iPod touch - a nova versão do aplicativo do Google, que será lançada em breve, terá acesso simplificado a informações como agenda e lembretes, que aparecerão em cartões. Os dados poderão ser transferidos entre sistemas iOS e Android.

No Android, o foco está no melhor entendimento do Google com comandos de voz. Ao fazer pesquisas, não é necessário repetir um termo, já que o sistema contextualiza a pesquisa.

As atualizações serão lançadas "em breve", segundo o Google.

Fonte: G1