Google e Facebook têm ferramentas para encontrar familiares no Nepal

A mobilização internacional para ajudar as vítimas do terremoto se organiza rapidamente, embora as agências humanitárias ainda não tenham conseguido calcular exatamente as necessidades no local.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O Google e o Facebook lançaram, neste sábado (25), ferramentas para ajudar familiares e amigos de pessoas que estão no Nepal a encontrarem seus entes queridos. Um forte terremoto de magnitude 7,8 estremeceu o Nepal e a Índia neste sábado, deixando mais de mil mortos.

A ferramenta do Google é o "Person Finder", ou "Buscador de Pessoas". Funciona assim: quem tem informações sobre pessoas que estavam na região do terremoto pode inscrever esses dados no programa. E quem está procurando por alguém pode buscar o nome da pessoa na ferramenta.

Já o Facebook ativou o "Safety Check", ou "Verificação de Segurança". Quem tem uma conta no Facebook e está nas áreas afetadas pelo desastre vai receber uma notificação perguntando se está bem. O usuário terá a opção de comunicar que está em segurança para seus amigos. Também é possível verificar se você tem algum amigo na área afetada.

"Quando desastres acontecem, as pessoas precisam saber que seus entes queridos estão seguros. É em momentos como este que é realmente importante poder se conectar", publicou Mark Zuckerberg em sua página do Facebook.

Ajuda internacional

A mobilização internacional para ajudar as vítimas do terremoto se organiza rapidamente, embora as agências humanitárias ainda não tenham conseguido calcular exatamente as necessidades no local.

"Tratamos de avaliar a amplitude da catástrofe", disse à AFP um integrante da ONG Médicos do Mundo, que tem uma equipe no Nepal, mas que enfrenta dificuldades de acesso à área afetada, já que a maioria das telecomunicações foram interrompidas na região.

Voluntários e funcionários da Cruz Vermelha no Nepal ajudam a buscar eventuais sobreviventes e a atender os feridos, disse a organização em comunicado.

"O banco de sangue da Cruz Vermelha de Katmandu também abastece as instalações médicas da capital", afirmou, ressaltando que as reservas no país são "limitadas" e que será pedida a colaboração de seus escritórios em Kuala Lumpur e Dubai.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES