"Google" eleita como a palavra da década

Nome da empresa se tornou sinônimo de pesquisas na internet

A organização American Dialect Society (ADS), que estuda principalmente a linguagem inglesa e dialetos do mundo todo, anunciou na sexta-feira (8) que seus representantes escolheram google como a palavra da década.

Já tweet ? mensagem publicada no serviço de troca de mensagens curtas Twitter ?, venceu como a palavra de 2009.

A escolha pelo nome da empresa Google em sua versão minúscula se deve ao fato da palavra se tornar sinônimo de pesquisa via internet.

O grupo que votou escolheu palavras que na linguagem popular deixaram de ser marcas e passaram a se tornar substantivos ou verbos que vão além das empresas que representam.

Grant Barret, diretor do comitê de novas palavras da ADS, explicou a eleição.

- As duas palavras são resultado da era da informação, em que toda pessoa tem a chance de satisfazer sua curiosidade e transmitir pela internet. Eu realmente pensei em blog, mas essa palavra é superada por google na linguagem popular.

Na disputa pela palavra da década concorriam nine eleven (usada como referência a 11/09, a data dos ataques aéreos às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, em 2001), blog e green (verde, em inglês, porque é muito usada quando se fala de meio ambiente).

Fonte: R7, www.r7.com