Google investe na música online com lançamento do Music OneBox

O serviço permite realizar buscas com nome de músicas, artistas ou trechos de letras e ouvir a canção

O gigante da internet Google ingressou no mercado de venda de músicas online lançando o serviço Music OneBox, em parceria com os sites Lala e iLike, da rede social MySpace.

Disponível apenas nos Estados Unidos, o serviço permite realizar buscas com nome de músicas, artistas ou trechos de letras e ouvir a canção diretamente do site e até mesmo comprá-la, segundo informações da BBC News.

O analista da empresa de pesquisas Forrester, Mark Mulligan, afirmou que o serviço pode oferecer uma alternativa atraente ao compartilhamento ilegal.

Segundo Mulligan, a Apple, que domina o mercado de música online com 70% das vendas globais, não pode fazer muito contra usuários que baixam suas músicas ilegalmente em redes de compartilhamento, mas o Google pode.

Ao realizar uma busca, uma janela no modo pop-up do Lala ou do iLike aparece na tela oferecendo opções para que o internauta ouça a música. Uma caixa do MySpace permite a compra do formato MP3 da música e também destaca vídeos e informações relacionadas, como a agenda de shows do artista.

De acordo com o Google, os termos ?música? e ?letras? estão entre os dez mais procurados de todos os tempos. A empresa já oferece downloads gratuitos de músicas licenciadas na China e afirmou que planeja expandir o serviço para outros países.

Na Europa, empresas como a Spotify estão ganhando popularidade. Lançado em 2008, o serviço de transmissão gratuita de músicas já tem mais de dois milhões de usuários no Reino Unido, e mais de seis milhões no continente. A nova parceria feita pelo Google deve ampliar o sucesso desses serviços.

Fonte: IDGNOW