Google planeja criar sua própria operadora de telefonia sem fio

Google planeja criar sua própria operadora de telefonia sem fio

A notícia certamente mexe com o mercado de telecomunicações

O Google está criando uma rede sem fio experimental que vai cobrir toda a sua sede, em Mountain View, California, nos Estados Unidos. A informação é do Wall Street Journal, que ainda afirma que a decisão pode prenunciar a criação de um serviço de redes sem fio super-rápidas e densas administrada pela gigante das buscas.

A notícia certamente mexe com o mercado de telecomunicações, mas não há motivos para pensar que em breve você poderá estar conectando seu celular à rede do Google. O próprio Wall Street Journal lembra que segundo documentos enviados pelo Google à Comissão Federal de Comunicações dos EUA, a rede não é acessível a praticamente nenhum aparelho disponível no mercado atualmente. Além, o projeto ainda está em fase de experimento e não deve sair dos limites da sede da empresa tão cedo.

A rede do Google opera via rádio em faixa limitada entre 2.524 e 2.625 MHz, em um raio de 2 km. No entanto, a tecnologia poderia até funcionar em outros lugares, como no Japão, na China a até mesmo no Brasil, já que estes países têm operadoras que estão construindo redes sem fios usando as mesmas frequências - o que pressupõe a chegada de aparelhos compatíveis para breve.

Um porta-voz do Google declarou que a rede é para uso experimental e está sendo construída para testes e desenvolvimento de ?coisas novas?. Porém, especula-se que a tecnologia seria usada para prover acesso sem fio a clientes como parte de serviços e produtos, como a banda larga de alta velocidade Google Fiber.

Fonte: Tech Tudo